Início noticia 3 Contrabando de sanguessugas no Aeroporto de Istambul

Contrabando de sanguessugas no Aeroporto de Istambul

0

O Aeroporto Internacional de Istambul, a juntar ao seu longo historial de apreensões “esquisitas” – ou que nem lembram do diabo! -, registou mais uma no passado dia 29 de agosto.

Numa operação de rotina, embora de surpresa, as autoridades do Aeroporto de Istambul apreenderam, imagine-se, 19 quilos de sanguessugas vivas, totalizando cerca de 20 mil indivíduos contrabandeados de forma ilegal para a Turquia.

O contrabando foi descoberto quando um cidadão russo, que transportava as sanguessugas em uma mala, foi abordado durante as verificações habituais de segurança.

Refira-se que já há algum tempo os agentes policiais da Alfândega suspeitavam que passageiros russos estavam transportando mercadorias ilegais.

Após serem submetidos a exames de raio-X, os agentes descobriram as sanguessugas numa das bagagens dos passageiros russos, o que levou à imediata notificação das autoridades competentes.

As investigações posteriores revelaram que o cidadão russo já havia contrabandeado as sanguessugas sem a devida documentação exigida pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).

Não estando na posse de correta documentação, que regulamenta o transporte de tais espécimes, o infrator foi imediatamente detido.

Além da apreensão das sanguessugas, o contrabandista foi ainda condenado a pagar uma multa de mais de 34.500 euros pela tentativa de introduzir ilegalmente essas criaturas no país.

Refira-se que o incidente, alerta não só para a importância de reforçar o cumprimento das regulamentações ambientais internacionais, mas também serve como um alerta sobre as consequências do contrabando de espécies, que pode resultar em severas penalidades legais.