A partir do dia 01 de setembro, Taiwan vai reabrir as fronteiras aos turistas da China, num novo passo para a normalização das viagens entre os dois lados do estreito.
Recorde-se que o governo mandou encerrar as fronteiras a viajantes estrangeiros no início de 2020, como medida de combate à pandemia de covid-19.
No entanto e numa fase inicial, apenas os turistas chineses que entrem a partir de um país terceiro, como os Estados Unidos, o Japão ou a Coreia do Sul, serão autorizados a entrar.
Os cidadãos chineses que vivem no estrangeiro ou nas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau também poderão candidatar-se a entrar em Taiwan como turistas.
A partir de segunda-feira, 28 de agosto, Taiwan permitirá igualmente que os cidadãos da China solicitem a entrada no país com vistos de negócios de curta duração.
Também na próxima segunda-feira (28) terá início um período de preparação de um mês, depois do qual os grupos turísticos chineses serão autorizados a entrar. Todavia, a data exata de início será decidida “após ter em conta a resposta da China”.
Se o plano para permitir a entrada de grupos turísticos chineses se concretizar, o número de pessoas autorizadas a entrar nessa categoria será limitado a 2.000 por dia.
Com base no princípio da reciprocidade, as agências de viagens taiwanesas serão igualmente convidadas a limitar as viagens à China ao mesmo número de pessoas.
A reabertura das fronteiras aos turistas chineses é um passo importante para a economia de Taiwan, que depende fortemente do turismo.