O sucesso de uma empresa do sector da Hotelaria e Restauração depende em grande medida da qualidade dos seus profissionais.
No entanto, o acesso a esse talento qualificado exige um esforço contínuo de atração e retenção de profissionais, por parte dos empregadores, num contexto que é agravado pela atual escassez de talento que caracteriza este setor.
Com a chegada do verão, o setor da Hotelaria e Restauração enfrenta acentuados desafios para dar resposta ao seu elevado fluxo de trabalho, que exige um maior esforço e capacidade por parte das empresas.
Na verdade, segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Portugal foi o 4º destino europeu mais procurado no verão de 2022, tendência que se espera manter em 2023 e que deverá gerar um considerável aumento da procura pelos serviços destes setores, em comparação com os restantes períodos do ano.
Perante este contexto, é essencial que estas empresas estejam preparadas, o que exigirá um fortalecimento das suas equipas.
Neste sentido, a Manpower, por exemplo, revela cinco estratégias que as organizações na área da Hotelaria e Restauração devem adotar, para poder atrair e fidelizar o talento que lhes permitirá dar resposta a estes desafios sazonais:
1 – Apostar em candidatos que procurem horários diferenciados: trabalhar no setor da Hotelaria e Restauração significa frequentemente trabalhar aos fins-desemana, à noite, ou em turnos irregulares. Uma das melhores formas de atrair candidatos dispostos a trabalhar este tipo de horas é procurar candidatos que procurem horários part-time ou alternativos a uma outra atividade. É o caso, por exemplo dos estudantes universitários, que poderão querer aproveitar o atual período de férias para trabalhar e obter uma fonte de ingressos adicional.
2 – Investir na formação do talento interno: Apostar na formação e investir nos seus profissionais, para que desenvolvam as competências necessárias para este setor, deve ser um processo contínuo, de modo a conseguirem dar resposta ao pico verificado no verão. Desta forma, será possível promover a evolução dos profissionais, retendo-os e garantindo uma preparação efetiva para estes momentos, ao mesmo tempo que a empresa demonstra que estes são vistos como uma mais-valia, reforçando a sua identificação com a organização e com este sector.
3 – Rever o modelo de compensação e incluir incentivos e benefícios: Trabalhar no sector da hotelaria e restauração implica muitas vezes horários longos e um trabalho fisicamente exigente, tornando a atração de candidatos ainda mais desafiante. Com a oferta de incentivos e benefícios – como refeições gratuitas durante os turnos ou descontos para os colaboradores e os seus familiares em refeições ou alojamento – os empregadores podem melhorar a sua proposta de valor, limitando o impacto em custos. Soluções digitais, como plataformas de gestão de incentivos, podem permitir às empresas dar um passo mais na entrega de valor para os colaboradores, ampliando o conjunto de benefícios aos quais estes podem aceder.
4 – Criar uma cultura corporativa positiva: Embora o salário continue a ser um dos principais fatores valorizados pelos candidatos, o alinhamento com a cultura de empresa assume hoje uma importância crescente, especialmente junto das gerações mais jovens. Esta realidade é também visível no sector da Restauração e Hotelaria, com os trabalhadores a quererem fazer parte de uma cultura empresarial de que se orgulhem e onde se sintam valorizados e apoiados. Assim, os empregadores deste setor devem apostar numa comunicação clara com os seus trabalhadores – procurando conhecer as suas expectativas e comunicando claramente sobre as condições de trabalho, como horários e turnos, bem como as oportunidades de progressão de carreira. Ao mesmo tempo, devem promover um contexto de confiança, que permita aos colaboradores apresentar problemas ou dificuldades às suas lideranças e poderem propor ideias e sugestões de melhoria. Uma cultura corporativa transparente contribui para um ambiente mais positivo, onde todos se sentem valorizados.
5 – Pensar em mudar os métodos e canais de recrutamento: Uma alteração nos canais de recrutamento pode permitir identificar novas fontes de talento, mais efetivas que as atuais. Se costuma anunciar as ofertas de emprego numa determinada plataforma, experimente com plataformas alternativas ou com canais de redes sociais, como Facebook ou Instagram, para chegar a novas bases de talento. Pode igualmente lançar um programa de referenciação junto dos seus atuais colaboradores. Estes programas podem ajudar a reduzir significativamente o tempo e o custo do recrutamento e tendem a promover candidatos com um maior alinhamento com a cultura da empresa, e por isso com maior probabilidade de permanecerem na função durante mais tempo.