Monumentos portugueses entre os 30 castelos e palácios mais populares da Europa

0

A cultura e o património estão entre as principais motivações de viagem dos europeus este outono, sendo também a tipologia de férias preferida por quem tenciona viajar em outubro e novembro, segundo a Comissão Europeia de Viagens.

Os dados da TUI Musement apontam no mesmo sentido: 94% dos inquiridos afirmam estar interessados, ou muito interessados, em desfrutar de experiências ligadas à história, à cultura e ao património durante a sua próxima escapadinha urbana. Um interesse que vai além da viagem: 8 em cada 10 garantem ter visitado também um monumento ou local emblemático perto de onde vivem.

Neste contexto, a TUI Musement identificou os 30 castelos e palácios mais populares da Europa, com base no número de avaliações acumuladas no Google. A nova edição da análise compara os dados de 2023 e 2026, permitindo perceber como evoluiu o ranking nos últimos anos.

O top 30 e os representantes portugueses

A classificação completa reúne 30 castelos e palácios de toda a Europa, desde antigas residências reais e fortalezas medievais até complexos classificados como Património Mundial. A grande novidade deste ano é a entrada do Castelo de Buda, em Budapeste, que, graças a um aumento de 65% no número de avaliações acumuladas no Google face a 2023, se coloca no 23.º lugar.

Portugal tem três representantes no ranking e dois deles partilham o mesmo destino: Sintra. O Palácio da Pena é o mais bem posicionado, com mais de 106 000 avaliações e uma subida de um lugar até ao 13.º. Situado na Serra de Sintra, é considerado um dos maiores expoentes do romantismo do século XIX em Portugal e a sua combinação singular de elementos góticos, mouriscos, renascentistas e manuelinos transforma-o num cenário de conto de fadas.

O Castelo de São Jorge, em Lisboa, ocupa o 14.º lugar, com mais de 101 000 avaliações. Fortaleza de origem moura e, mais tarde, residência real, oferece a partir das suas torres uma das vistas mais completas sobre a cidade e o Tejo.

Fecha a representação portuguesa a Quinta da Regaleira, no 24.º lugar, depois de subir duas posições. O palácio, os jardins e o célebre Poço Iniciático, com a escadaria em espiral que desce pelo subsolo, formam um dos conjuntos mais enigmáticos do país.

Muitos destes monumentos podem ser visitados através de bilhetes e visitas guiadas da TUI Musement, com guias locais que ajudam a compreender a história por trás de cada lugar. Em escapadinhas curtas, a localização do alojamento pode condicionar boa parte do itinerário.