Estendido prazo para concluir privatização da TAP

0

O Governo prorrogou até 31 de dezembro de 2026 o prazo para concluir a privatização da TAP, abrindo uma fase de negociações finais com a Air France-KLM e a Lufthansa, os dois candidatos que apresentaram ofertas vinculativas para a compra de 44,9% do capital da companhia.

A decisão, aprovada em Conselho de Ministros, visa dar aos concorrentes um período de três semanas para apresentarem propostas vinculativas finais e melhoradas. O executivo justificou esta prorrogação com o facto de as duas propostas, embora distintas, apresentarem uma avaliação global muito próxima, tornando benéfico para o interesse nacional aprofundar as negociações com ambos antes de escolher o comprador final.

A Parpública será responsável por convidar os grupos e fixar os termos das ofertas melhoradas, cabendo depois aos ministérios das Finanças e das Infraestruturas a gestão dos prazos deste relatório final.

O processo global prevê a alienação de até 49,9% da TAP, dos quais 5% se destinam aos trabalhadores, ficando a decisão final dependente de formalidades legais e da aprovação das autoridades europeias de concorrência.