Início breves Feira Nacional de Agricultura debate hoje o futuro sustentável dos territórios

Feira Nacional de Agricultura debate hoje o futuro sustentável dos territórios

0

Especialistas nacionais e internacionais reúnem-se hoje, em Santarém, para debater o papel do turismo, dos produtos locais e do património natural e cultural na construção de territórios mais sustentáveis, numa conferência promovida pelo Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO.

Integrada na Feira Nacional de Agricultura, a conferência “Uma Saúde, Um Planeta” reúne investigadores, autarcas, gestores de destino, empresários e especialistas de diversas áreas para refletir sobre a forma como a valorização dos recursos locais pode contribuir para o desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios.

A sessão da manhã será dedicada ao turismo de natureza e às áreas classificadas, com intervenções centradas no papel dos Geoparques, Reservas da Biosfera e outras classificações internacionais na preservação do património e na atração de visitantes. O programa inclui ainda a apresentação de diferentes abordagens à promoção e certificação de destinos sustentáveis, com exemplos associados às marcas Green Destinations, Biosphere e Reserva da Biosfera, através de experiências desenvolvidas em Portugal e no estrangeiro.

Um dos momentos centrais da manhã será a mesa-redonda dedicada à marca Green Destinations, moderada por Paulo Brehm, consultor de sustentabilidade e auditor internacional de destinos turísticos sustentáveis. O debate contará com a participação de D’Arcy Dornan, da Green Destinations, e de representantes dos municípios de Arouca e Castro Daire, que irão partilhar as suas experiências na utilização desta ferramenta de reconhecimento internacional dos destinos sustentáveis. A sessão contará ainda com contributos de outros responsáveis por territórios classificados, incluindo representantes das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Castro Verde.

Durante a tarde, os trabalhos centram-se na valorização dos recursos endógenos, começando pelas raças autóctones e pela lã enquanto património genético, cultural e económico. Segue-se uma mesa-redonda dedicada aos produtos locais e à gastronomia como motores de desenvolvimento, reunindo especialistas portugueses e internacionais para discutir a ligação entre identidade cultural, biodiversidade, geodiversidade e turismo sustentável.

O programa encerra com um debate dedicado ao património olivícola e ao olivoturismo, onde serão apresentados projetos e experiências relacionados com a valorização do azeite e da cultura da oliveira enquanto elementos distintivos dos territórios rurais.

A iniciativa pretende afirmar-se como um espaço de reflexão e partilha de boas práticas, reforçando a importância da articulação entre natureza, cultura, agricultura e turismo na construção de territórios mais resilientes, competitivos e sustentáveis.