Miguel Sanz Castedo, diretor-geral do Instituto Espanhol de Turismo (Turespaña), foi reeleito presidente da Comissão Europeia de Viagens (ETC) para um novo mandato de três anos, durante a 111ª Assembleia Geral do órgão, realizada na Baía de Kotor (Montenegro).
A Comissão Europeia de Viagens (ETC), uma organização que reúne as Organizações Nacionais de Turismo de 35 países europeus, apoiou a continuidade de Miguel Sanz à frente da instituição, que ele lidera desde 2023, em um momento crucial para o turismo europeu, marcado pelo debate sobre a futura Estratégia Europeia de Turismo Sustentável e pelo fortalecimento da “marca Europa” como destino turístico global.
Miguel Sanz, como presidente do ETC, será apoiado pelo novo vice-presidente Arnar Már Ólafsson, diretor-geral do Conselho de Turismo da Islândia, e pelas vice-presidentes Lidija Bajarūnienė, do Ministério da Economia e Inovação da Lituânia, e Ana Tripković Marković, da Organização Nacional de Turismo de Montenegro.
Entre as prioridades de seu novo mandato estão o fortalecimento do ETC como parceiro estratégico da Comissão Europeia; participação ativa no desenvolvimento da futura Estratégia Europeia para o Turismo Sustentável; a promoção da inteligência de mercado e ações internacionais de marketing alinhadas aos objetivos de sustentabilidade; e a promoção de uma distribuição mais equilibrada dos fluxos turísticos para combater a concentração e a sazonalidade. Da mesma forma, a nova etapa buscará fortalecer a cooperação entre todos os membros, garantindo benefícios tanto para destinos grandes quanto pequenos.






