Turismo do Alentejo quer captar mais estrangeiros para combater sazonalidade

0

A Turismo do Alentejo e Ribatejo está a reforçar a promoção internacional do Alentejo com o objetivo de aumentar a estadia média dos visitantes e reduzir a dependência da procura sazonal.

O presidente da entidade, José Manuel Santos, considera que o crescimento dos mercados externos será determinante para consolidar o posicionamento turístico da região, sobretudo fora da época alta.

Segundo o responsável, a estrutura de promoção internacional foi reforçada no último ano, passando de uma para três gestoras de produto dedicadas aos mercados externos e aumentando também o número de assessorias de comunicação internacionais.

Atualmente, o Alentejo conta com equipas dedicadas aos mercados espanhol, brasileiro, neerlandês, alemão, britânico e francês. José Manuel Santos admite, contudo, que gostaria de reforçar igualmente a presença promocional nos Estados Unidos, atualmente o segundo maior mercado externo da região, mas aponta limitações orçamentais.

A estratégia surge numa altura em que a entidade turística identifica mudanças no perfil do visitante do Alentejo, cada vez mais associado aos segmentos médio-alto e luxo e mais focado em experiências ligadas à natureza, cultura e bem-estar.

O dirigente destaca ainda a crescente procura por experiências autênticas e tranquilidade, apontadas no estudo apresentado pela Universidade de Évora como algumas das principais motivações dos turistas que visitam a região.

Segundo o mesmo estudo, os visitantes permanecem em média duas noites no destino e gastam cerca de 133 euros por dia.

José Manuel Santos defende que existe margem para aumentar a permanência média através da criação de novas ofertas experienciais e infraestruturas turísticas, sobretudo no litoral alentejano, incluindo projetos ligados ao golfe e à animação turística.

O responsável considera ainda que o estudo poderá servir de apoio às estratégias de promoção e posicionamento dos agentes turísticos da região.