SATA espera melhorar resultados em 2025 e retoma processo de privatização da Azores Airlines

0

O grupo SATA deverá apresentar uma melhoria dos resultados financeiros em 2025, depois de um “ano perdido” em 2024, segundo revelou o presidente do conselho de administração da companhia, Tiago Santos, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores.

O responsável adiantou que os resultados serão conhecidos dentro de cerca de duas semanas e indicou que a empresa registou uma melhoria do EBITDA entre 15 e 20 milhões de euros face ao ano anterior. Ainda assim, ressalvou que esse valor continua insuficiente para garantir resultados líquidos positivos.

De acordo com Tiago Santos, o desempenho de 2025 aproxima-se dos níveis registados em 2023, refletindo o impacto do plano de recuperação iniciado pela anterior administração da companhia.

O gestor considerou também que, excluindo os efeitos da subida dos custos do combustível provocada pela crise no Médio Oriente, existem indicadores positivos para a evolução operacional da Azores Airlines ao longo de 2026.

Durante a audição, Tiago Santos afirmou ainda que o atual contexto é mais favorável para relançar a privatização da Azores Airlines, após o falhanço do anterior concurso público.

Segundo explicou, o novo modelo de venda direta pretende aproximar-se dos processos habitualmente utilizados no setor da aviação internacional, à semelhança do que está a acontecer com a TAP, procurando assim tornar a operação mais atrativa para investidores.

O processo deverá arrancar com uma fase de manifestação de interesse sem pré-qualificação, seguindo-se a apresentação de propostas não vinculativas e uma etapa posterior de negociações antes da decisão final.

O Governo Regional dos Açores decidiu encerrar o anterior processo de privatização sem adjudicação, após o júri considerar que a única proposta admitida apresentava riscos considerados inaceitáveis, incluindo questões relacionadas com a estrutura acionista e a experiência da equipa candidata.

A privatização da Azores Airlines terá de estar concluída até ao final de 2026, no âmbito dos compromissos assumidos com a Comissão Europeia durante o processo de reestruturação da companhia, aprovado em 2022 no quadro da ajuda estatal atribuída ao grupo SATA.