O Turismo de Portugal atribuiu 3,9 milhões de euros a 12 projetos turísticos que, no seu conjunto, correspondem a um investimento global de cerca de 6,9 milhões de euros.
A sessão de assinatura dos respetivos contratos teve lugar ontem (27), em Évora, e foi presidida pelo ministro da Economia, Castro Almeida, e pelo secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Pedro Machado.
Os projetos apoiados distribuem-se pelas regiões Norte, Centro, Lisboa e Alentejo e Ribatejo, envolvendo entidades públicas, privadas e associativas.
As iniciativas abrangem segmentos como o Turismo de Natureza, Turismo Industrial e Cultural, Turismo de Bem-Estar, Cicloturismo, Turismo Criativo, Turismo de Espiritualidade e Fé e Turismo Acessível e Inclusivo.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “os projetos agora contratualizados contribuem para a valorização e qualificação dos territórios, evidenciando a diversidade dos recursos turísticos nacionais e criando melhores condições para que o turismo continue a gerar valor económico e social em todo o território, em linha com a visão de longo prazo para o setor em Portugal”.
Lançado em fevereiro de 2025, o Programa de Apoio Crescer com o Turismo dispõe de uma dotação de 30 milhões de euros e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável dos territórios, com especial enfoque na responsabilidade social e ambiental, na qualificação da oferta e na valorização dos recursos turísticos.
Com esta iniciativa, o Governo e o Turismo de Portugal reforçam o compromisso de promover um desenvolvimento turístico mais equilibrado, sustentável e inclusivo, contribuindo para a competitividade dos territórios, a coesão social e a valorização ambiental.






