UE pede cautela nos gastos de petróleo

0

O primeiro dia de abril marcou o início da alta temporada na Europa, já impactada pelo aumento dos preços dos combustíveis devido à guerra no Oriente Médio, com empresas suspendendo aviões e aeroportos limitando o fornecimento.

Face a esta situação, o Comissário Europeu de Energia e Habitação, Dan Jørgensen, enviou uma carta aos 27 Estados-membros da União Europeia na qual pede coordenação para garantir o fornecimento de petróleo e recomenda, entre outras coisas, que as viagens aéreas sejam evitadas.

Na carta mencionada, Jørgensen cita as “10 Recomendações” da Agência Internacional de Energia (AIE) para reduzir o consumo de petróleo, com especial atenção no transporte.

No que diz respeito à aviação, recomenda “evitar viagens aéreas quando existem alternativas”, ressaltando que essa medida pode “aliviar rapidamente” a pressão sobre a demanda por combustível para aviação.

O plano da AIE também visa incentivar o uso do transporte público e do compartilhamento de carros; reduzir o limite de velocidade nas rodovias em 10 km/h; implementar políticas de rotação de placas para acessar grandes cidades; ou promover o teletrabalho para evitar viagens desnecessárias.

Mais recentemente, em entrevista ao Politico, Dan Jørgensen enfatizou a necessidade de economizar querosene para poder fornecer serviços de emergência e infraestrutura crítica em caso de um conflito prolongado no Oriente Médio e o encerramento do Estreito de Ormuz.