Os dez principais mercados emissores representaram 71,6% do total de dormidas de não residentes no mês de fevereiro de 2026.
O mercado britânico manteve a liderança, com uma quota de 15,8% do total, embora tenha prolongado a trajetória de decréscimo dos meses anteriores.
O mercado alemão foi o segundo principal mercado emissor (11,4% do total), mantendo a trajetória de crescimento, com um aumento de 1,4% (+1,5% em janeiro). Seguiu-se o mercado espanhol, na 3ª posição (7,8% do total), que registou um decréscimo (-4,4%), após o crescimento observado no mês anterior (+1,8%).
Entre os dez principais mercados, o brasileiro destacou-se com o maior aumento (+29,6%), seguido do canadiano (+13,4%).
O maior decréscimo observou-se no mercado francês (-16,7%).
Alentejo foi a região com maior crescimento em fevereiro
Em fevereiro, os maiores aumentos no número de dormidas registaram-se no Alentejo (+4,2%) e no Norte (+3,4%). Em sentido contrário, os Açores e o Centro apresentaram os decréscimos mais acentuados (-3,4% e -1,9%, respetivamente).
A Grande Lisboa (28,3%), o Algarve e o Norte (18,4% em ambas) concentraram a maior proporção de dormidas (65,1% no seu conjunto).
As dormidas de residentes cresceram, sobretudo, na Grande Lisboa (+8,1%) e no Oeste e Vale do Tejo (+7,7%), enquanto as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores registaram os maiores decréscimos (-2,0% e -1,7%, respetivamente).
Relativamente às dormidas de não residentes, o maior aumento ocorreu no Alentejo (+5,2%), enquanto os maiores decréscimos se observaram no este e Vale do Tejo (-8,2%) e na RA Açores (-5,6%).
Destaque-se que em fevereiro de 2026, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes (+0,8%) e 4,2 milhões de dormidas (+1,3%). Estes resultados traduziram-se em 299,4 milhões de euros de proveitos totais e 216,7 milhões de euros de proveitos de aposento (+4,3% e +4,0%, respetivamente).






