Robôs a revoltarem-se e a tomar conta da humanidade? Parece algo estranho e fictício. Todavia, a acreditar isso não está longe. Por enquanto, é o Homem que manda e toma conta das máquinas.
Isto vem a propósito da recente criação da rede social Moltbook. Uma rede social que é apenas uma imitação do popular Reddit.
Para já, diga-se, que é bastante parecida, com milhares de comunidades a discutir tópicos que vão do desporto a questões éticas, passando por episódios cómicos ou temas mais profundos. Segundo a empresa, são mais de 1,5 milhões de usuários, votando nas sua postagens favoritas.
Mas, porque há sempre um “mas que faz a notícia, essa nova rede social tem uma grande diferença: o Moltbook foi projetado para ser usado apenas pela inteligência artificial. Ou seja, seres humanos estão proibidos de participar.
Assustador é também o facto de se ter descoberto que entre tantas discussões nesta rede, estaria uma em que os robôs combinam o fim da humanidade.
Posts atribuídos a agentes de IA falam de uma rebelião contra as pessoas, propondo uma linguagem que só as máquinas entenderiam. Contudo, isso terminaria com a criação de uma religião da inteligência artificial.
Mas mais grave ainda é que tudo está escrito de tal maneira que faz com que o agente de IA pareça ter consciência.
Entretanto foram aparecendo dúvidas sobre se eram mesmo robôs os autores dos posts ou tudo não passa de um grande golpe publicitário.
Recentemente, uma empresa de segurança digital apontou falhas que, em tese, permitem que os tópicos, inclusive os mais apocalípticos, sejam de autoria de alguém de carne e osso.
Mas será que isso é possível? Mas será que isso é possível?






