Dormidas turísticas nos Açores atingem recorde de 4,5 milhões em 2025

0

Os Açores registaram um novo recorde de dormidas em alojamentos turísticos em 2025, com um total de 4,5 milhões, o que representa um crescimento de 4,5% face ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).

De acordo com o relatório da Atividade Turística relativo a dezembro de 2025, o arquipélago contabilizou 4.509.613 dormidas ao longo do ano, mais 192.323 do que em 2024, assinalando o quarto ano consecutivo de máximos históricos. O crescimento regional superou o registado a nível nacional, que se fixou nos 2,2%.

O número de hóspedes atingiu os 1,4 milhões, correspondendo a um aumento de 3,7%,

enquanto a estadia média subiu para 3,32 noites, mais 0,7% em termos homólogos.

Em termos de tipologias de alojamento, a hotelaria concentrou 2,3 milhões de dormidas, um acréscimo de 0,9%, o alojamento local registou cerca de 2 milhões de dormidas, mais 8,3%, e o turismo no espaço rural somou 217,1 mil dormidas, com um crescimento de 10,3%.

A hotelaria gerou 206,1 milhões de euros em proveitos totais, mais 9,5% face a 2024, enquanto o turismo no espaço rural alcançou 22,4 milhões de euros, refletindo um aumento de 17,2%. O relatório não apresenta dados relativos aos proveitos do alojamento local.

Considerando apenas a hotelaria e o alojamento local, todas as ilhas registaram crescimento anual, com exceção de Santa Maria (-0,9%) e Graciosa (-0,4%). O Pico destacou-se como a ilha com maior aumento de dormidas (9,7%), seguido do Corvo (8,7%), São Jorge (8,1%), Flores (5%), São Miguel (4,3%), Faial (4,1%) e Terceira (1%).

Apesar do desempenho anual positivo, os últimos quatro meses de 2025 foram marcados por uma descida nas dormidas. Em dezembro, os Açores registaram 124,2 mil dormidas, menos 5,1% do que no mesmo mês de 2024, contrariando a tendência nacional, que apresentou um crescimento homólogo de 3%.

Nesse mês, o mercado nacional voltou a crescer após oito meses de quedas, com 66,2 mil dormidas, representando 53,3% do total. Já os residentes no estrangeiro somaram 58 mil dormidas, uma quebra de 17,5%.

Entre os mercados externos, a Alemanha foi o principal emissor em dezembro, com 11,9 mil dormidas, apesar de uma descida de 8,6%, seguida dos Estados Unidos, com 9 mil dormidas (-21,1%), e do Canadá, com 6,9 mil dormidas, que cresceu 22,9%.

A hotelaria concentrou 62,8% das dormidas em dezembro, com 78 mil, seguida do alojamento local (33,8%) e do turismo no espaço rural (3,4%), sendo que todas as tipologias registaram quebras homólogas.

A ilha de São Miguel concentrou a maioria das dormidas no último mês do ano, com 89,3 mil, equivalente a 74,4% do total da hotelaria e alojamento local, seguindo-se a Terceira, Faial e Pico.