Bestravel reforça aposta numa rede mais homogénea e sustentável

0

A Bestravel, através da Gecontur, master franchising da marca e empresa do Grupo Newtour, promoveu em 2025 o encerramento de três agências de viagens, todas localizadas na região de Lisboa, num movimento assumido como estratégico para reforçar a consistência e a sustentabilidade da rede.

Os encerramentos ocorreram nas lojas da Avenida João XXI, Alto do Lumiar e Sacavém. Em paralelo, a rede registou quatro transferências de proprietários — em Évora, Famalicão, Matosinhos e Carregado — e uma nova abertura em Leiria, passando a contar atualmente com 43 agências de viagens.

As informações foram avançadas durante a XXI Convenção da Bestravel, realizada em Casablanca, Marrocos, e enquadradas numa estratégia de alinhamento com a visão futura da marca.

“Queremos todos a acompanhar o comboio”

Segundo Ricardo Teles, diretor de operações da Bestravel, as decisões de encerramento e transferência resultam de uma exigência crescente em relação ao posicionamento da rede. “Algumas agências não estavam a acompanhar o que nós queríamos que fosse o futuro das agências Bestravel”, explicou, acrescentando que a empresa apoiou igualmente transferências de franchisados em casos de desalinhamento com os objetivos definidos. “Nós vamos a uma velocidade alta, a maior parte dos nossos franchisados vai a uma velocidade tão alta como nós, e queremos ir ainda mais depressa. Mas, para isso, temos de ter todos a acompanhar este comboio”, sublinhou.

Ricardo Teles reforçou ainda que o foco passa agora por consolidar a rede existente. “Atualmente temos 43 agências e o nosso foco é tornar a rede cada vez mais consistente e homogénea, preparando hoje para amanhã sermos ainda mais fortes.”

Aberturas sim, mas de forma sustentada

Apesar dos encerramentos, a Bestravel mantém planos de crescimento, embora de forma controlada. A abertura da nova agência em Leiria enquadra-se nessa lógica. “Tivemos abertura em Leiria e iremos ter outras durante este ano, mas sempre de uma forma sustentada, para trazer cada vez mais consistência e força à rede”, afirmou Ricardo Teles.

Também Carlos Batista, vice-presidente da APAVT, administrador do grupo GEA, da NewTour e diretor da Gecontur, destacou que estas decisões fazem parte de um processo contínuo de fortalecimento da marca. “Vamos continuar com encerramentos, transferências ou aberturas precisamente no sentido de fortalecer a rede. Não queremos deixar ninguém para trás, mas este caminho tem de ser feito em harmonia, com os mesmos valores e a mesma linha estratégica”, frisou.

Faturação cresce 4% apesar da reestruturação

No plano financeiro, os resultados apresentados confirmam a solidez do projeto. De acordo com Nuno Almeida, diretor de rede da Bestravel, a marca fechou 2025 com uma faturação 4% acima do ano anterior, mesmo considerando a redução do número de pontos de venda.

A rede bateu ainda o recorde de vendas por ponto de venda e o recorde de venda média por agência, indicadores que, segundo o responsável, comprovam a sustentabilidade do modelo. “Há uns anos, a venda média por agência era cerca de três vezes inferior ao valor atual. Hoje estamos em números que nos agradam bastante e que mostram claramente a sustentabilidade do negócio”, afirmou.

Mais passageiros e arranque positivo de 2026

Além do crescimento em volume de vendas, a Bestravel registou também um aumento no número de passageiros, um dado considerado relevante para a avaliação da performance da rede. “Há mais passageiros a viajar do que no ano passado”, confirmou Ricardo Teles.

Já o início de 2026 apresenta sinais positivos, com um crescimento de 6% face ao mesmo período do ano anterior. Ainda que admita alguma antecipação de vendas, o responsável mantém uma perspetiva otimista. “Pelos anos anteriores, julgamos que será um misto das duas coisas. Temos fechado os últimos anos com crescimentos e acreditamos que este ano também será positivo.”

Sustentabilidade como eixo central

Para Carlos Batista, os resultados reforçam a estratégia seguida. “Este é o demonstrativo da sustentabilidade da nossa rede. Mesmo fechando alguns balcões que não estavam a cumprir e que puxavam a média para baixo, continuamos a apresentar vendas superiores aos anos anteriores, com uma venda média mais consistente, que é onde está a verdadeira sustentabilidade de cada negócio.”