Da geopolítica à inteligência artificial, das pessoas à competitividade, o 35º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), promete três dias de ideias com foco no que realmente interessa ao setor.
A contagem decrescente já começou: faltam apenas 15 dias para o 35º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorre de 11 a 13 de fevereiro, na Alfândega do Porto, sob o tema “Wake Up Call: Despertar para a Mudança”, um verdadeiro alerta para um setor que vai enfrentar transformações profundas e aceleradas
O Congresso propõe uma agenda clara: ler o mundo como ele é, antecipar o que aí vem e agir, a olhar pelo retrovisor, mas a pensar no que está para vir. Porque continuar a fazer da mesma forma já não chega.
Para a Associação da Hotelaria de Portugal, este Congresso, além de um ponto de encontro entre diferentes indústrias, empresários, estrategas e pensadores, com a Hotelaria e Turismo no centro, afirma-se como um espaço de reflexão estratégica, num momento de franca disrupção em que competitividade, sustentabilidade, talento e tecnologia obrigam a decisões no presente que se projetam no futuro.
Um “wake up call” para o setor, com o Norte em destaque
O congresso arranca, na tarde de dia 11, com a sessão solene de abertura, que inclui uma mensagem do Presidente da República. Segue-se uma conversa entre Pedro Abrunhosa e Fátima Campos Ferreira, duas vozes profundamente ligadas à identidade e à cultura do Norte, e um debate sobre a governança do turismo e a relação entre poderes públicos e privados, com Mário Ferreira, Ana Pinho e Luís Pedro Martins, figuras com forte intervenção no tecido económico e turístico da região. A tarde encerra com uma intervenção de fundo de Sua Excelência o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, sobre a “Mudança Geopolítica e o valor diplomático do Turismo”.
Ao longo dos três dias, o Congresso estrutura-se em 6 grandes eixos temáticos:
- Política internacional: análise do posicionamento de Portugal no mundo com intervenções de Raquel Vaz-Pinto e Ana Santos Pinto, num debate moderado por Paulo Baldaia.
- Território e comunidades: com vozes da sustentabilidade, do jornalismo e do empreendedorismo, iniciando com uma talk de Juliet Kinsman, seguida de um painel com Catarina Carvalho, Vítor Monteiro e Catarina Portas, moderado por Luís Araújo.
- Crescimento e competitividade: inovação, internacionalização, criação de valor e diferenciação, com Graham Miller, Paulo Pereira da Silva, Joana Vasconcelos e Armando Cabral.
- Pessoas e equipas: liderança, cultura organizacional, recrutamento e bem-estar emocional, com intervenções de Ricardo Parreira, Cláudio Santos, Pedro Pinto, Carolina Cardoso e Vera Machaz. Porque criar e cimentar o propósito de uma organização quando se gerem empresas com pessoas de diferentes origens e culturas é, simultaneamente, um desafio à liderança e um estímulo à criatividade.
- Tecnologia e Inteligência Artificial: com foco na aplicação prática da IA na gestão, na experiência do hóspede e na tomada de decisão. com a participação de Pedro Amorim, Renato Morais, Marco Correia, Henrique Veiga e Pedro Varela.
- Experiência do hóspede: centrada na evolução das expectativas, na personalização e na coerência da experiência ao longo de toda a jornada do cliente, com a visão de futuro de Chris Sanderson, um dos maiores especialistas mundiais em tendências de consumo, Paulo Romão, entrevistado por Rodrigo Machaz (Memmo Hotels), e Vítor Santos, num bloco que se dedica a partilhar a sabedoria de transformar o storytelling em experiência real e diferenciadora.
Além das sessões plenárias e painéis de debate, o Congresso inclui momentos de networking, com destaque para o Get Together, no arranque, e para o Jantar do Congresso, no Terminal do Porto de Leixões, reforçando as relações que sempre fizeram parte do ADN do setor.
O programa está disponível AQUI Para inscrições e alojamento, consulte o site do evento.





