O Serviço Regional de Estatística (SREA), no seu relatório sobre o movimento de passageiros aéreos, revela que os Açores registaram, em novembro, a terceira descida homóloga consecutiva no número de passageiros desembarcados em aeroportos, totalizando cerca de 128.073 viajantes.
Assinale-se que esta é a já a terceira descida consecutiva do número de passageiros desembarcados por via aérea na região, em comparação com os dados do mês homólogo.
Refira-se que entre janeiro e novembro deste ano, desembarcaram nos aeroportos da região cerca de 2,25 milhões de passageiros, mais 57.349 (2,6%) do que no mesmo período em 2024.
Dos cerca de 128 mil passageiros desembarcados em novembro, 59.398 (46,4%) eram provenientes de voos territoriais (continente e Madeira) e 58.899 (46%) de voos interilhas. De voos do estrangeiro desembarcaram 9.776 passageiros (7,6%).
Apenas nos voos entre as ilhas dos Açores se registou uma subida face ao período homólogo (2,1%), que contrastou com as descidas nos voos territoriais (-4%) e internacionais (-16,8%).
Com 72.563 passageiros, a ilha de São Miguel, a maior do arquipélago, concentrou 56,7% do total de desembarques nos aeroportos dos Açores neste mês, seguindo-se as ilhas Terceira, com 31.391 viajantes (24,5%), Faial, com 7.466 (5,8%), e Pico, com 5.202 (4,1%).
No que concerne ao número de passageiros embarcados nos aeroportos da região, atingiu os 134.946 no mês de novembro – mas menos 2,1% do que no mesmo mês em 2024 -, sendo que a maior descida ocorreu nos embarques em voos internacionais (17,3%), que totalizaram 11.853 passageiros.
Nos voos territoriais embarcaram 64.194 passageiros e nos voos interilhas 58.899 passageiros.






