Início noticias Go4Travel reúne parceiros e agentes no Summit Anual 2025 na Ilha Terceira

Go4Travel reúne parceiros e agentes no Summit Anual 2025 na Ilha Terceira

0

De 7 a 9 de novembro, a Go4Travel realizou o seu Summit Anual 2025 na Ilha Terceira, Açores, reunindo cerca de 250 agentes de viagem e parceiros estratégicos para debater os desafios e oportunidades do setor.

A sessão inaugural contou com a presença, entre outros, da secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, do presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, José Gabriel Menezes, e do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.

No discurso de abertura, o presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, João Matias, destacou o papel da rede na consolidação do turismo nacional e na afirmação das agências independentes como força coletiva no mercado.

“O Summit já é um dos momentos importantes do ano para qualquer um de nós. E em lazer ou em trabalho, viajar é sempre uma experiência de descoberta, de partilha, de ligação”, afirmou João Matias. Para o presidente do C.A. da Go4Travel, o verdadeiro valor do setor reside “nas relações de confiança que criamos entre nós, com os nossos clientes e com os nossos parceiros”, lembrando que “as ligações humanas são a essência da experiência de viajar” e o alicerce do “papel insubstituível das agências de viagem”.

João Matias destacou também o espírito colaborativo que define a Go4Travel desde a sua fundação. “Todos os anos reunimo-nos no Summit com o objetivo de criar ligações, fomentar parcerias, rever amigos e projetar o futuro dos nossos negócios. É também um momento de celebração das 44 empresas que integram a rede, que empregam mais de 700 profissionais em todo o país”, afirmou.

Matias sublinhou ainda a importância da confiança e da colaboração com os parceiros da rede e recordou que a Go4Travel nasceu “do reconhecimento do valor da partilha e da cooperação”, princípios que continuam a orientar a sua atuação. “É uma união para alcançar um objetivo comum, baseada na responsabilidade partilhada e na confiança mútua. Este espírito coletivo é o que faz da Go4Travel uma referência incontornável no mercado nacional”, acrescentou.

Sobre o desempenho de 2025, João Matias frisou que tem sido “um ano de consolidação e crescimento, não só em termos de negócios, mas também através de iniciativas que fortalecem a contratação, a negociação com parceiros e a criação de produtos para as associações”. O responsável recordou ainda o passo estratégico dado em 2024, com a parceria com o Grupo Ávoris e a integração da Nortravel, que “tem vindo a reforçar-se em várias frentes”, e a aposta contínua em sinergias operacionais e internacionalização das operações para garantir competitividade e sustentabilidade a longo prazo.

Também mereceu destaque na sua intervenção a parceria com a Atriis, que oferece aos acionistas “uma plataforma inovadora de procura, agregação e gestão de viagens cooperativas, reforçando a competitividade operacional e a qualidade do serviço”. Segundo Matias, o For Book “é hoje mais do que uma plataforma de reservas internas: é uma peça essencial para impulsionar a competitividade das empresas do grupo”.

João Matias concluiu a intervenção destacando a importância da formação e do acesso ao conhecimento. “Continuamos a investir em soluções de licenciamento oficial e na divulgação de informação aos nossos acionistas, devolvendo conhecimento e reforçando o nosso papel num setor que move o mundo”, afirmou.

Na conclusão do seu discurso, o presidente da Go4Travel sublinhou a relevância estratégica do turismo em Portugal. “O setor gera 1 em cada 10 empregos, representa mais de 10% do PIB global e, em Portugal, continua a ser a maior força motora da economia. Em 2025, estima-se que o turismo contribua com 62,7 mil milhões de euros para a economia nacional, cerca de 21,5% do PIB, consolidando a sua importância estratégica”, disse.

João Matias aproveitou para agradecer publicamente ao presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, pelo trabalho desenvolvido durante os seus mandatos, reforçando a necessidade de manter uma representação forte e renovada do setor.

O responsável abordou ainda os desafios contemporâneos, como a sustentabilidade, a valorização da intermediação e a necessidade de inteligência, confiança e hiperpersonalização nos serviços. “A eficiência, a escala e a inovação serão cada vez mais determinantes, assim como atrair talento e formar equipas capazes de lidar com um mercado dinâmico e exigente”, sublinhou.

O líder da Go4Travel reforçou o papel da rede como um player consolidado no mercado nacional, destacando o reconhecimento recebido pelos parceiros e a contribuição de cada agência e profissional. “Somos hoje um dos três principais players nacionais no segmento de transporte aéreo, e estes resultados só são possíveis graças ao compromisso diário das nossas equipas e acionistas. É hora de celebrar estas conquistas e de olhar para o futuro com confiança e energia renovada”, concluiu.