Entre o Rio Sado e as planícies de Ourique, a Herdade da Torre Vã prepara-se para reabrir no primeiro trimestre de 2026 como um hotel rural de cinco estrelas, unindo património, natureza e inovação. O projeto, da responsabilidade da Turivã – Inovação na Agricultura e Turismo, S.A., empresa do Grupo SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação, reabilita uma antiga propriedade agrícola de referência, preservando 54 hectares de paisagem alentejana.
Segundo o presidente do Grupo SPI, Augusto Medina, a Herdade representa “o equilíbrio entre a memória do passado e a visão de um futuro que se renova”, num modelo que alia tradição agrícola, identidade territorial e inovação.
O novo Hotel Rural da Torre Vã ocupará o edifício central de 1872, com traçado original reinterpretado pelos arquitetos João Mendes Ribeiro e André Tavares. Contará com 21 quartos duplos e 12 Casas da Herdade — cinco T1 e sete T2 —, todas com piscina privativa.
A oferta inclui ainda restaurante de cozinha regional contemporânea com produtos locais, bar, spa ao ar livre, adega com loja e espaço de provas, piscina “infinity”, court de ténis e picadeiro. Haverá também um Innovation Hub, centro tecnológico e criativo destinado a eventos, residências artísticas e reuniões empresariais.
Com 6 hectares de vinha, 1,2 de olival, 1 de amendoal e 27 de montado, a Herdade mantém a ligação entre turismo e produção agrícola, promovendo práticas sustentáveis e economia circular.
Localizada em Panoias, Ourique, a Herdade da Torre Vã fica a cerca de 90 minutos de Lisboa e a uma hora de Faro, assumindo-se como um novo destino de luxo rural no coração do Alentejo.