A Região de Turismo do Algarve (RTA) celebrou no passado sábado, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo e o encerramento das comemorações do seu 55.º aniversário, numa Gala que reuniu mais de duas centenas de convidados no Casino de Vilamoura, entre representantes do setor, autarcas, empresários, antigos dirigentes e parceiros institucionais.
A noite, conduzida pelo presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, foi marcada por momentos de homenagem e reconhecimento público e prestou tributo a todos os que têm contribuído para afirmar o Algarve como destino turístico de excelência.
Durante a cerimónia foram distinguidos trabalhadores da instituição, ex-presidentes da RTA e várias personalidades e entidades, com a atribuição das Medalhas do Turismo da Região de Turismo do Algarve, as mais elevadas distinções atribuídas pelo Turismo do Algarve.
Criadas em 2003, estas medalhas homenageiam personalidades e entidades que se distinguiram na valorização, dinamização e projeção do turismo na região. Dividem-se em duas categorias – Medalha de Mérito Turístico e Medalha de Ouro do Turismo –, refletindo o compromisso da RTA em destacar trajetórias de excelência que contribuíram para afirmar o Algarve como destino de referência.
Medalha de Ouro
- Paulo Pinheiro (a título póstumo)
- Elidérico Viegas (a título póstumo)
- Luís Filipe Madeira
- Reinaldo Teixeira
- Isolete Correia
- Pedro Lavia
- Alberto Mota Borges
Medalhas de Mérito
- Federação Portuguesa de Ciclismo
- AFPOP – Associação de Residentes Estrangeiros em Portugal
- Hélio Ramos
- Tertúlia Algarvia
- AGIGARVE – Associação de Guias-Intérpretes Certificados do Algarve
- Loulé Criativo
- Via Algarviana
- Grupo Pestana
- João Leal
- Lavrar o Mar
- Rota Vicentina
- Orquestra do Algarve