Início noticias Governo quer colocar Portugal no top 10 dos destinos turísticos mundiais

Governo quer colocar Portugal no top 10 dos destinos turísticos mundiais

0

O Governo português ambiciona colocar Portugal entre os dez melhores destinos turísticos a nível mundial, superando países como Canadá e Suíça, anunciou ontem (22) o ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

“Hoje [22], estamos em 12.º lugar e o nosso objetivo é crescer, melhorar, criar um turismo cada vez mais sustentável e mais rentável. É preciso gerar riqueza, pôr mais dinheiro no bolso das pessoas e o turismo tem um papel fundamental”, afirmou o governante.

A declaração foi feita à saída de uma sessão de assinatura de contratos de financiamento de 37 projetos turísticos no interior do país, no âmbito da Linha +Interior Turismo. Castro Almeida explicou que o ranking do Fórum Económico Mundial considera vários indicadores, incluindo o número de dormidas, visitantes e rendimentos gerados.

“É sobretudo a este nível que nós precisamos de mexer, que é melhorar os rendimentos de quem trabalha no turismo. Esse é o resultado de tudo isto”, disse. Segundo o ministro, 2024 foi o melhor ano turístico de sempre, e os resultados do primeiro semestre de 2025 indicam que este ano poderá superar esse marco.

O governante destacou ainda o potencial do turismo no interior do país. “O Estado não tem de se preocupar muito em trazer mais turistas para Lisboa, para Cascais ou para o Algarve. Queremos é trazer mais rendimentos e não mais pessoas, e queremos, sobretudo, valorizar muito o potencial que o interior tem”, afirmou.

Castro Almeida sublinhou que, embora haja potencial turístico por todo o país, o interior exige mais investimento em infraestruturas e equipamentos. “Não é preciso apoiar a construção de mais hotéis em Lisboa ou em Cascais. É preciso apoiar o desenvolvimento do turismo no interior do país”, concluiu.