Cabo Verde vai aumentar para mais de 80 os voos semanais ‘low-cost’ até dezembro, mais do que o dobro dos atuais 38, anunciou hoje o ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira. O reforço das ligações vai incluir voos de países como Portugal e França, com o objetivo de apoiar a diáspora cabo-verdiana e impulsionar o turismo.
A Easyjet anunciou voos diretos a partir de outubro, ligando Lisboa e Porto à capital Praia e a outras ilhas. A Cabo Verde Airlines retomou em julho os voos regulares para o mercado francês, com ligações da Praia para Paris e entre Paris, São Vicente e Sal. A Edelweiss Airlines também vai expandir suas operações para Praia e São Vicente no final de outubro.
O aumento das ligações aéreas com a Europa tem contribuído para o crescimento do turismo, sobretudo nas ilhas do Sal e Boa Vista, que registaram um recorde de 1,2 milhões de hóspedes em 2024. O setor do turismo representa mais de 70% das exportações de Cabo Verde, com receitas superiores a 500 milhões de euros no ano passado.
O Governo destaca que estas medidas visam melhorar o transporte aéreo e apoiar a economia do país.