A taxa turística no concelho de Évora, no valor de 1,5 euros, vai começar a ser cobrada a partir de amanhã, sexta-feira, com prazos alargados para a primeira comunicação e respetivo pagamento ao município, após críticas dos operadores.
Num esclarecimento agora divulgado, a Câmara de Évora confirmou a entrada em vigor da taxa na sexta-feira, apesar de “dúvidas, críticas, sugestões e propostas” de operadores turísticos durante uma reunião sobre o processo, realizada esta semana.
“Os primeiros meses correspondem a um período de adaptação” dos operadores e da câmara “à aplicação e operacionalização da taxa turística, procurando-se, pelo diálogo e esclarecimento, responder às questões que surgirão da prática”, realçou.
Perante as queixas, a autarquia decidiu alargar o prazo para a primeira comunicação à câmara referente à cobrança de agosto, prevista inicialmente para entre os dias 01 e 15 de setembro, e o respetivo pagamento, nos 10 dias úteis seguintes.
Assim, os operadores turísticos do concelho passam a ter que fazer a primeira comunicação entre 01 e 15 de outubro, coincidindo com o prazo da segunda comunicação referente a setembro, e o pagamento nos posteriores 10 dias úteis.
A Câmara Municipal informou os operadores que nos primeiros três ou quatro meses de aplicação da taxa turística, haverá “um período de adaptação”, que prevê “flexibilidade por parte da câmara para analisar todas as situações e poder introduzir correções”.
O município também destaca que vai disponibilizar canais de contacto direto com os operadores turísticos e funcionários municipais estarão igualmente disponíveis para esclarecer eventuais dúvidas.
A autarquia de Évora vai começar a cobrar, a partir de sexta-feira, uma taxa de 1,5 euros por hóspede e por noite nos estabelecimentos turísticos do concelho, com algumas isenções, prevendo uma receita anual mínima de 600 mil euros.