O governo egípcio anunciou a intenção de privatizar a gestão de 11 dos principais aeroportos do país, como parte de uma estratégia para atingir os 30 milhões de turistas internacionais até 2028.
O primeiro aeroporto a ser concessionado será o de Hurghada, um dos principais destinos turísticos do Egito e o segundo maior em volume de passageiros.
A adjudicação da gestão deverá acontecer até ao final deste ano, sendo que empresas como a China State Construction Engineering já demonstraram interesse tanto neste aeroporto, como no do Cairo.
Segundo a presidência egípcia, esta decisão visa desenvolver o setor da aviação civil, aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros e atrair investimento privado, mantendo-se a propriedade pública das infraestruturas.
A medida faz parte de um plano mais amplo promovido pelo presidente Abdel Fattah El-Sisi para dinamizar o turismo, depois de o país ter registado um recorde de 15,7 milhões de visitantes internacionais em 2024.