A greve de controladores aéreos em França perturbou hoje o início das férias de dezenas de milhares de viajantes, uma situação que deverá intensificar-se na sexta-feira e que provavelmente terá impacto no tráfego em toda a Europa.
Segundo avançou a agência France-Presse (AFP), pouco antes das 09:00 locais (08:00 em Lisboa), os voos que ainda estavam em operação estavam a sofrer atrasos significativos: três quartos de hora em média para partidas e chegadas em Nice, e 36 minutos para partidas de Paris-Orly, de acordo com o painel ‘online’ da Autoridade Francesa de Aviação Civil (DGAC).
Os aeroportos são particularmente afetados na metade sul do país: além de Nice (sudeste), o terceiro ‘hub’ francês (aeroporto estratégico que atua como um centro de distribuição para voos de uma ou mais companhias aéreas), metade dos voos tinham sido cancelados em Bastia e Calvi (Córsega), e 30% em Lyon (centro-leste), Marselha (sul), Montpellier (sul), Ajaccio (Córsega) e Figari (Córsega).
Na região de Paris, estes cancelamentos afetavam um quarto das ligações que partem ou chegam a Paris-Charles-de-Gaulle e Orly, dois aeroportos que costumam receber um total de cerca de 350 mil passageiros por dia durante o pico do verão.
Um bastião de voos “low-cost”, Beauvais, situado a cerca de cem quilómetros a norte de Paris, estava com 25% de cancelamentos.
Cerca de 25.800 voos comerciais estão previstos para hoje na Europa.