A compra de viagens online continua a crescer entre os portugueses. Segundo o Estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025, 84% dos inquiridos afirmam que pretendem reservar viagens pela Internet tanto como no ano anterior ou até mais, com destaque para a região de Lisboa e Setúbal, onde um em cada cinco residentes planeia aumentar as compras digitais nesta área.
As viagens surgem como a segunda categoria mais comprada online (63%), apenas superada pela moda (78%). No Centro do país, a percentagem sobe para 70%, enquanto no Alentejo desce para 50%.
O estudo detalha ainda os gastos médios por pessoa e por viagem: 32% gastam menos de 300 euros, outros 32% entre 300 e 500 euros, 27% até 1.000 euros e 9% mais de 1.000 euros. Na Região Autónoma da Madeira, esta última percentagem sobe para 22%. No extremo oposto, os residentes na zona de Faro são os que mais referem gastar menos de 300 euros (40%).
A reserva de alojamento lidera as preferências (73%), seguindo-se o transporte (51%), bilhetes e atividades (33%) e pacotes de férias (25%).
O verão é o período em que 20% dos portugueses mais compram online, o que, segundo a Webloyalty, representa uma oportunidade para os operadores turísticos apostarem em ferramentas como o Retail Media, que permite gerar receitas adicionais. A empresa destaca ainda o crescimento do cashback como forma de poupança, sobretudo nas reservas de viagens, dadas as despesas associadas.