O Ministério do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária de Marrocos anunciou um conjunto de medidas destinadas a implementar um sistema de classificação por estrelas aplicável a todos os estabelecimentos de alojamento turístico.
Desta forma, hotéis, pousadas, residências turísticas, riads e kasbahs em Marrocos serão avaliados de acordo com uma matriz unificada, de acordo com os padrões internacionais.
Este sistema procura oferecer aos viajantes uma melhor visibilidade das ofertas, promovendo simultaneamente uma concorrência saudável entre os operadores do setor.
A qualidade do serviço tornou-se um critério central no processo de classificação. Serão organizadas visitas anônimas, conduzidas por auditores especializados, para avaliar a experiência do cliente com base em quase 800 critérios.
Esta classificação deixará de ser permanente, uma vez que terá de ser renovada de sete em sete anos para os novos estabelecimentos e de cinco em cinco anos para os já existentes.
Marrocos pretende, desta forma, construir um setor de turismo moderno, sustentável e competitivo, que atenda às expectativas das viagens de hoje e de amanhã.