A CP – Comboios de Portugal alerta para perturbações significativas, especialmente entre os dias 7 e 13 de maio. As paralisações abrangem greves convocadas por estruturas sindicais como ASCEF, FECTRANS, SINFA, SNAQ, SNTSF, entre outras. Entre os dias 7 e 14 de maio, o sindicato SMAQ também convocou greve, e entre 11 e 14 de maio, o sindicato SFRCI.
Sem serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social, a CP não garante a realização de comboios, sobretudo nos dias 7, 8 e 9 de maio.
Os sindicatos justificam a greve com a oposição à imposição de aumentos salariais que não repõem o poder de compra, exigem a negociação coletiva de aumentos salariais justos e a implementação do acordo de reestruturação das tabelas salariais previamente negociado e acordado.
Os passageiros com bilhetes para serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional poderão solicitar o reembolso total ou a troca gratuita para comboios da mesma categoria e classe. Os pedidos podem ser feitos em myCP, na área “Os seus bilhetes”, até 15 minutos antes da partida, ou presencialmente em bilheteiras.
Após esse prazo, o reembolso pode ser pedido até 10 dias após o fim da greve através de formulário online, com envio da digitalização do bilhete original.
A CP recomenda a consulta do site oficial e da Linha de Atendimento para informações atualizadas sobre a operação.