Segundo dados conjuntos do Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e Polícia Federal, o Brasil registou uma entrada recorde de turistas internacionais durante o primeiro trimestre do ano com 3.739.649 chegadas, 47,8 a mais do que no mesmo período de 2024. Ou seja, o maior número para o primeiro trimestre de sua história.
De referir, que só em março, o país sul-americano recebeu um total de 929.096 turistas do exterior, um aumento de 25,5% em relação a março do ano anterior.
O Estado de São Paulo, principal ‘hub’ aéreo do país, foi a principal porta de entrada para turistas internacionais em março, com 277.266 chegadas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 241.812 desembarques.
O Estado do Rio Grande do Sul recebeu 168.507 visitantes internacionais, e no Nordeste do país, o Estado da Bahia liderou a receptividade internacional, com 17.583 turistas estrangeiros no terceiro mês de 2025.
Houve também uma subida no fluxo de turistas europeus, com um aumento de 88% de visitantes da França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha para diferentes destinos no Brasil no primeiro trimestre do ano.
Separadamente, a Argentina continua sendo o país que mais envia turistas para o Brasil, com a entrada de 395.149 visitantes, um aumento de 76,72% em relação ao mesmo período de 2024.
O Plano Nacional de Turismo (PNT) pretende posicionar o Brasil como o destino mais visitado da América do Sul, com 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027.
Feel Brasil
O governo brasileiro lançou uma nova plataforma digital com 101 experiências turísticas disponíveis no país, para divulgação entre agentes de turismo e usuários finais: a Feel Brasil.
Desde passeios pelos rios da Amazónia, a passeios de bicicleta em praias remotas e aulas de culinária tradicional baiana, a Feel Brasil, oferece acesso a essas experiências, pensadas para aumentar sua visibilidade no mercado global e fortalecer seu marketing para visitantes internacionais.