Início noticias Berta Cabral defende Macaronésia como destino turístico único

Berta Cabral defende Macaronésia como destino turístico único

0

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores defendeu esta segunda-feira, no Porto Santo, que os arquipélagos da Madeira, Açores e Cabo Verde devem afirmar-se em conjunto como um destino turístico diferenciado no contexto internacional.

Berta Cabral falava nas III Jornadas Atlânticas de Turismo, em representação do Presidente do Governo dos Açores, sublinhando que “Açores, Madeira e Cabo Verde partilham uma identidade moldada pelo Atlântico” e que a Macaronésia deve ser valorizada como “uma rede de territórios com muito em comum”.

A governante destacou o reconhecimento internacional do arquipélago açoriano, que este ano alcançou o Nível Ouro da certificação “Destino Sustentável” da EarthCheck e foi distinguido como Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo. Em 2024, os Açores ultrapassaram os 4,2 milhões de dormidas e os 200 milhões de euros de proveitos turísticos.

Para Berta Cabral, o crescimento do setor nos Açores tem sido feito com foco na qualidade e na distribuição dos fluxos por todas as ilhas e ao longo do ano. Sublinhou ainda o papel central dos profissionais locais e a importância da qualificação da oferta para garantir experiências autênticas.

A secretária regional destacou ainda produtos como a Rede de Percursos Pedestres e o projeto “Rotas Açores”, que pretende valorizar o património cultural e natural do arquipélago com itinerários temáticos que também se cruzam com os outros territórios da Macaronésia.