A AHETA — Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve assinalou, esta quinta-feira, 10 de abril, o início das comemorações do seu 30.º aniversário com uma cerimónia de homenagem a associados e personalidades que marcaram a história da organização.
O encontro, que decorreu na sede da associação, em Albufeira, incluiu a inauguração da Galeria dos Presidentes, que reúne os nomes de todos os que integraram os órgãos sociais ao longo das três décadas.
Durante a cerimónia, foi também descerrado um memorial em homenagem a Elidérico Viegas, fundador e presidente da AHETA durante 26 anos, falecido em novembro de 2024.
Foram ainda distinguidos os associados fundadores que participaram na escritura de constituição da associação e nos primeiros corpos sociais, assim como outros colaboradores e personalidades que contribuíram para o percurso da AHETA. Entre eles destacaram-se os funcionários Lígia Santos, Patrícia Nunes e Ricardo Baptista — este último completa 30 anos ao serviço da associação.
O evento contou com a presença de Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur e membro da direção desde a fundação, que recordou o percurso da AHETA, destacando os avanços alcançados mas também as infraestruturas que permanecem por resolver.
Já o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, sublinhou a influência da associação no setor, referindo que a AHETA é “um parceiro estratégico importante para dar força aos empresários” e que tem desempenhado “um papel clarificador acerca da indústria do turismo”.
O presidente da direção, Hélder Martins, agradeceu a presença de todos e aproveitou para destacar o próximo evento das comemorações: a Conferência Turismo +30, agendada para 29 de maio, no Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center.