Sheikha Al Nowais, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), anunciou que se encontra na corrida para o cargo de Secretário-geral da ONU Turismo. A sua candidatura será oficializada na próxima reunião do Conselho Executivo a ter lugar em Segóvia, Espanha, nos dias 29 e 30 de maio. Na mesma, será apresentada uma proposta final.
Sheikha Al Nowais é a primeira mulher dos Emirados Árabes Unidos a aspirar a essa posição.
Com uma carreira de duas décadas no setor privado, é atualmente vice-presidente de relações com proprietários na Rotana, um dos principais grupos hoteleiros do Oriente Médio e da África. Antes, desempenhou diversos cargos como o de diretora de Auditoria Interna e representante executiva no desenvolvimento do hotel Saadiyat Rotana, liderando projetos de alto impacto e governança.
A sua candidatura assenta em torno de três pilares fundamentais: Sustentabilidade e regeneração ecológica; Infraestrutura digital inclusiva e Governança inclusiva e decolonial.
Na corrida o cargo de Secretário-geral da ONU Turismo, estão também Zurab Pololikashvili (Geórgia), Gloria Guevara (México), Harry Theoharis (Grécia), Habib Ammar (Tunísia) e Muhammad Adam (Gana).