Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, no final do encontro sobre a participação de Portugal na Expo 2025 Osaka, organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP) na sua sede, em Lisboa, afirmou que o Turismo de Portugal vai reforçar a presença na Ásia e que espera atingir 100 milhões de euros de receitas turísticas do mercado japonês em três anos.
“Pretendemos agora é, de facto, reforçar aquilo que é o nosso posicionamento na Ásia” explicou aquele responsável, acrescentando que “neste caso em concreto, vamos trabalhar muito o Japão por força desta oportunidade que é a Expo Osaka, fazer esta ligação, reforçar esta relação que temos entre Portugal e o Japão”.
Recorde-se que o Japão é o 17.º mercado mais importante do ponto de vista turístico, ou seja, de emissão de turistas, sendo que Portugal pretende beneficiar desse fluxo.
“É bom notar que nós temos vindo a recuperar aquilo que eram os números de 2019 relativamente ao mercado japonês”, frisou Carlos Abade, salientando que ainda não foi conseguido fazer isso, mas que se está a crescer, “o que significa que acreditamos que em três anos possamos pelo menos atingir 100 milhões de euros de receitas do turismo para Portugal, relativamente ao Japão, o que significa triplicar o valor que tivemos em 2023”.
Destacando que o Turismo de Portugal está agora a alargar a sua rede de equipas do estrangeiro, o presidente do Turismo de Portugal explicou que “a nossa rede representa 19 países e cobre 25 mercados e vamos alargar não só para o México, mesmo nos próprios Estados Unidos, mas neste caso em concreto vamos reforçar a nossa presença no Japão e na Coreia do Sul, em Seul especificamente, precisamente porque de Seul temos um voo direto para Lisboa”.
Entretanto, foi também anunciado não só que na segunda quinzena de setembro está previsto realizar um roadshow entre Japão e Coreia do Sul, como também está a ser preparado um outro roadshow pelos países da Ásia no final do ano.