Início noticias Porto sobe nas preferências dos turistas norte-americanos para o verão de 2025

Porto sobe nas preferências dos turistas norte-americanos para o verão de 2025

0

As previsões da empresa de inteligência turística ForwardKeys apontam para um verão europeu promissor no que toca ao turismo proveniente dos Estados Unidos, com destaque para o crescimento de alguns destinos alternativos. Entre eles, o Porto, que deverá subir três posições no ranking de cidades europeias mais procuradas pelos norte-americanos, impulsionado por um aumento previsto de 9% nas chegadas, entre julho e agosto de 2025.

“Compreender a evolução das preferências dos turistas norte-americanos é fundamental para os destinos que pretendem optimizar as suas estratégias. Embora os favoritos tradicionais, como Londres, Paris e Roma, mantenham a sua força, assistimos a mudanças notáveis, como o crescente interesse por cidades nórdicas e secundárias na Europa”, refere a ForwardKeys.

Lançada em fevereiro, a nova ferramenta de previsão integrada na plataforma Destination Gateway permite, pela primeira vez, incluir dados de companhias aéreas de baixo custo, fornecendo uma visão mensal precisa e abrangente da procura prevista. O algoritmo proprietário Total Air Market da empresa garante um maior grau de fiabilidade na antecipação de tendências.

Se os quatro destinos mais populares entre os norte-americanos – Londres, Paris, Roma e Dublin – deverão manter as suas posições de topo, há mudanças mais relevantes noutros pontos da Europa. Além do Porto, cidades como Berlim, Bilbao e Faro também deverão beneficiar deste impulso transatlântico. Faro, em particular, é apontado como uma das cidades com maior crescimento, com uma subida de 15 posições no ranking europeu.

Por outro lado, cidades como Londres e Reykjavik poderão enfrentar quebras, com quedas previstas de 2% e 12%, respetivamente. Em contrapartida, destinos nórdicos como Helsínquia e Copenhaga deverão registar aumentos significativos, beneficiando de uma melhoria nas ligações aéreas e de uma nova procura por alternativas menos saturadas.

Este panorama reforça a importância de ajustar campanhas promocionais, acessibilidades e investimentos em infraestruturas, para captar uma procura em mutação e garantir que Portugal, em particular o Porto e Faro, continua a afirmar-se como escolha de excelência para os visitantes dos EUA.