Início noticias Países europeus alertam cidadãos sobre viagens aos EUA

Países europeus alertam cidadãos sobre viagens aos EUA

0

A Noruega atualizou as recomendações de viagem para os Estados Unidos, juntando-se a outros países europeus que pediram aos cidadãos para terem extremo cuidado.

“O ESTA [Sistema Eletrónico para Autorização de Viagem] ou um visto não garantem a entrada no país. A decisão final é tomada pelas autoridades de imigração à chegada. As autoridades norueguesas não podem interferir nesta decisão”, avisou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega.

As autoridades norueguesas indicaram que, ao pedir um visto ou ESTA, apenas devem ser incluídos dois géneros: masculino ou feminino, uma vez que as autoridades norte-americanas apenas reconhecem o sexo que uma pessoa tinha à nascença.

Na quinta-feira, a Dinamarca atualizou também as recomendações e aconselhou os cidadãos que mudaram de género no passaporte, ou que se tenham registado como “X” ou género indeterminado, “a contactar a embaixada dos EUA antes de viajar” para obter esclarecimentos.

A Finlândia fez o mesmo no dia seguinte, referindo que os EUA emitiram uma ordem executiva a 24 de fevereiro, exigindo aos requerentes de visto de entrada no país para declarem o género tal como determinado à nascença.

A Alemanha tinha já feito este alerta aos cidadãos em fevereiro.

A juntar a isto, a diplomacia alemão avisou, na passada semana, que “ter antecedentes criminais nos EUA, informações falsas sobre o propósito da estada ou mesmo exceder minimamente a duração da estada” pode levar à detenção e deportação, na viagem de ida ou volta.