Jaén (Andaluzia-Espanha) será o centro das atenções do turismo internacional entre 5 e 7 de novembro de 2025, ao acolher a 8.ª Cimeira Mundial de Associações de Agências de Viagens. O evento é organizado pela Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV), em colaboração com a Junta de Andaluzia, o Patronato de Turismo da Diputación de Jaén, o Município de Jaén e a Associação Provincial de Agências de Viagens de Jaén.
Realizada bienalmente desde 2013, esta cimeira reunirá em Jaén mais de uma centena de associações de agências de viagens de todo o mundo, entre elas representantes do Canadá, África do Sul, Chile, Colômbia, México, Itália e Reino Unido. Para além das conferências e mesas-redondas dedicadas aos grandes temas que marcam a atualidade do setor, os participantes terão a oportunidade de conhecer os principais atrativos turísticos e patrimoniais da região.
“É a quarta vez que realizamos esta cimeira na Andaluzia, depois de Córdoba, Sevilha e Granada, o que demonstra o empenho da região em impulsionar o turismo. Este encontro atrai profissionais que promovem o destino e aumenta a visibilidade internacional da região”, afirmou Carlos Garrido, presidente da CEAV.
Francisco Fernández, presidente da associação local de agências de viagens, destacou “os espaços cheios de história que espelham a riqueza patrimonial da província”, sublinhando ainda que, após a cimeira, Jaén acolherá também a reunião da Direção da WTAAA – Aliança Mundial de Associações de Agências de Viagens.
Yolanda de Aguilar, secretária-geral para o Turismo da Junta de Andaluzia, considerou que a escolha de Jaén “é um reconhecimento ao enorme potencial da província e da Andaluzia como destinos de primeira linha”, antecipando um “impacto significativo a médio e longo prazo” na promoção internacional e no reforço da presença da região nos mercados emissores estratégicos.
Também a primeira tenente de presidente da Câmara de Jaén, María Espejo, sublinhou que a cidade “tem capacidade para acolher eventos de primeira ordem”, enquanto Francisco Javier Lozano, deputado provincial para a Promoção e Turismo, reforçou que a cimeira será uma “janela internacional” para mostrar as virtudes de “Jaén Paraíso Interior”.