Início noticias SIMA convoca greve na Menzies (ex-Groundforce)

SIMA convoca greve na Menzies (ex-Groundforce)

0

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) convocou uma greve na Menzies (antiga Groundforce) de tempo integral para os dias 18, 19 e 20 de abril, e parcial entre 21 de abril e 02 de maio, a qual será de duas horas nas entradas e/ou saídas dos turnos.

Em comunicado, o sindicato justifica a paralisação com o facto de a “gestão da SPdH SA (empresa de ‘handling’ intervencionada pela Menzies Portugal com 50,01% do capital social) se recusar ao diálogo, praticamente com todos os sindicatos, excetuando dois”.

Refira-se que esta semana foi noticiado que a Menzies vai avançar com um despedimento coletivo de 10 trabalhadores. Sobre este assunto, o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP), lamentou a decisão da empresa de avançar com o despedimento coletivo de 10 trabalhadores da área administrativa, da qual teve conhecimento através da Comissão de Trabalhadores, e contestou as razões apresentadas.

Segundo fonte oficial do grupo britânico, até ao momento, aderiram 160 trabalhadores às rescisões amigáveis previstas no plano de recuperação, após o processo de insolvência da empresa de serviços de assistência em terra em 2021.

Entre outros pontos, o SIMA defende que a “SPdH SA tem congelados há mais de 21 anos os subsídios de turnos, intempérie e as anuidades de antiguidade nas carreiras”, e que “não cumpre intencionalmente, e na integra, o plano de recuperação aprovado em setembro de 2023 no Tribunal do Comércio de Lisboa”.

O plano de insolvência prevê que a TAP se mantenha acionista da empresa de ‘handling’, com 49,9% do capital, numa fase inicial, cabendo o resto do capital à Menzies Aviation.