A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) revelou os vencedores dos Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria, numa cerimónia realizada a 20 de março, no primeiro dia do XXI Congresso Nacional da ADHP, no INATEL Caparica.
Os prémios distinguem os melhores diretores de hotel e o melhor parceiro de negócio, reconhecendo o desempenho dos profissionais da hotelaria em Portugal ao longo do último ano. Após um período de candidaturas e uma votação online que reuniu mais de 147 mil votos, os finalistas foram avaliados por um júri do setor.
Vencedores dos Prémios Xénios 2025
- Melhor Diretor de Hotel – Bruno Lima, Turim Hotels
- Melhor Jovem Diretor de Hotel – Ana Galo, Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel
- Melhor Diretor de Alojamentos – Susana Nero, AHM – Ace Hospitality Management
- Melhor Diretor de F&B – André Costa, EPIC SANA Algarve
- Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas – Carolina Nogueira de Lemos, Hilton Garden Inn Évora
- Melhor Gestor de Revenue Management – Rita Amorim, Accor Hotels
- Melhor Gestor de Potencial Humano – Vera Pereira, PortoBay Hotéis e Resorts
- Melhor Parceiro de Negócio – Cocktail Team
A ADHP atribuiu ainda o Prémio Carreira a António Aguiar, reconhecendo a sua trajetória no setor hoteleiro. Ex-presidente da ADHP, liderou hotéis icónicos em Lisboa e recebeu várias distinções ao longo da carreira, incluindo a Medalha de Mérito Turístico em Prata do Governo Português.
A edição deste ano introduziu o Prémio de Mérito, entregue a Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, pelo seu contributo para a dinamização e desenvolvimento da hotelaria regional.
O XXI Congresso Nacional da ADHP decorre até 21 de março, reunindo cerca de 600 profissionais para debater o presente e o futuro da hotelaria e do turismo em Portugal.