A Universidade Portucalense (UPT) vai assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos com um debate sobre a preservação do património e as dinâmicas do turismo urbano.
A iniciativa, intitulada Talks – Reflexões sobre Centros Históricos, vai decorrer na tarde de 25 de março e culmina com o lançamento do livro Heritage Tourism and Sustainable City Dynamics.
Organizado pela Cultura@Portucalense e pelo Departamento de Turismo, Património e Cultura da UPT, a iniciativa vai reunir especialistas para discutir estratégias de preservação dos centros históricos face à crescente pressão do turismo e do desenvolvimento urbano.
Serão debatidos temas como a reabilitação urbana, a sustentabilidade e preservação dos centros históricos, com destaque para a situação vivida na cidade do Porto. O impacto da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial da UNESCO, bem como as consequências do turismo massificado, como o aumento das rendas e a deslocação de residentes, serão temas centrais.
O evento culmina com o lançamento do livro Heritage Tourism and Sustainable City Dynamics, editado por Fátima Matos Silva e Isabel Vaz de Freitas. A obra, publicada pela editora MDPI, reúne 12 artigos de investigadores de nove países, incluindo Portugal, Espanha, Noruega e Egito. Os textos exploram os desafios e as boas práticas na gestão do património cultural urbano, abordando a interseção entre turismo e património na construção de cidades sustentáveis.