Início breves BIALE 2025 arranca a 21 de março em Estremoz

BIALE 2025 arranca a 21 de março em Estremoz

0

A 2ª edição da BIALE – Bienal Internacional do Alentejo inaugura na próxima sexta-feira, 21 de março, no Parque de Exposições de Estremoz, reunindo obras de artistas nacionais e internacionais sob o tema “Ambiente e Ruralidade”. A iniciativa conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e visa promover a ligação entre arte e sustentabilidade.

A cerimónia de abertura contará com a presença do presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo, Ceia da Silva, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos, do presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, da Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e do Presidente da ARTMOZ, Carlos Godinho.

A BIALE 2025 terá exposições em quatro espaços distintos:

  • Parque de Exposições de Estremoz – Polo central da bienal, com maior número de obras e programação de workshops e conferências.
  • Centro Ciência Viva de Estremoz – Exposição dedicada à escultura em mármore.
  • Museu Berardo – Mostra de arte contemporânea, focada na relação entre natureza e a cidade do vinho.
  • Adega Vila Santa – J. Portugal Ramos – Exposição com enfoque ambiental.

O evento prestará homenagem a Armando Alves, com uma exposição da sua obra gráfica na Sala de Desenho e Galeria Municipal de Estremoz. Também apoiará a mostra “Memórias do Alentejo”, em tributo ao artista Espiga Pinto.