Em janeiro de 2025, nos aeroportos nacionais movimentaram-se 4,2 milhões de passageiros e 18,2 mil toneladas de carga e correio, correspondendo a variações de +5,9% e -0,5%, respetivamente, face a janeiro de 2024 (+3,9% e +9,6% no mês anterior, pela mesma ordem).
Continuou a verificar-se um máximo histórico no valor mensal de passageiros nos aeroportos nacionais, tendo-se registado o desembarque médio diário de 65,6 mil passageiros em janeiro de 2025, valor superior ao registado em janeiro de 2024 (61,4 mil; +6,8%).
França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados e embarcados face a janeiro de 2024 (+6,5%; +1,9%). Espanha e Reino Unido ocuparam a 2ª e 3ª posições, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino.
Em janeiro de 2025, aterraram nos aeroportos nacionais cerca de 16 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a 4,2 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos) e foram movimentadas 18,2 mil toneladas de carga e correio (+1,6%, +5,9% e -0,5%, respetivamente, face a janeiro de
2024). No mês anterior tinham-se registado variações de +0,7%, +3,9% e +9,6%, pela mesma ordem.
Em janeiro de 2025, o aeroporto de Lisboa movimentou 56,9% do total de passageiros (2,4 milhões), +6,9% comparando com janeiro de 2024. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 6,1% no movimento de passageiros (309,9 mil) e o aeroporto do Porto concentrou 22,4% do total de passageiros movimentados (949,6 mil) e aumentou 2,1%.
De salientar que o aeroporto do Funchal foi o 3º aeroporto com maior movimento de passageiros em janeiro de 2025 (330,0 mil; +9,3%), superando o aeroporto de Faro.
Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais em janeiro de 2025, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados e embarcados face a janeiro de 2024 (+6,5%; +1,9%). Espanha e Reino Unido
ocuparam a 2ª e 3ª posições, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino. Brasil e Alemanha alternaram a 4ª e 5ª posição consoante país de origem ou de destino dos voos.