A 7.ª Edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT) é apresentada esta 5ª feira, 13 de março, na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, no Auditório AVK.
A abertura do evento estará a cargo de Ana Rosas Oliveira, administradora Executiva do BPI. O encerramento será assegurado por Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, que abordará os principais vetores da Estratégia Turismo 2035.
A sessão inclui um debate com a presença de Elsa Marçal, vogal da Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal, e de representantes de projetos vencedores da edição de 2024 nas categorias de Turismo Gastronómico e Turismo Inclusivo.
O PNT é uma iniciativa do BPI e do Expresso, que conta com o patrocínio do Ministério da Economia, com o apoio institucional do Turismo de Portugal e com o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner.
O PNT terá duas novidades este ano, com a introdução das categorias de Turismo
Comunitário e Turismo Azul – refletindo um alinhamento com a nova estratégia do
Turismo – que se juntam ao Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico e Turismo
Inclusivo.
Como habitualmente, será também atribuído, por nomeação, o Prémio Personalidade que pretende reconhecer protagonistas cujo trabalho se tenha destacado pela sua ousadia, espírito empreendedor e/ou contributo para o desenvolvimento, reconhecimento ou reforço do posicionamento do setor do Turismo em Portugal.
Dada a relevância dos temas no setor, os eixos de Sustentabilidade, Inovação e Recursos Humanos serão transversais e valorizados em todas as categorias:
– Turismo Autêntico: Projetos que valorizem a experiência turística, respeitando as
tradições e dando a conhecer a história, a cultura, o património, os recursos naturais e o saber-fazer que distingue Portugal, contribuindo, assim, para preservar a autenticidade.
– Turismo Gastronómico: Projetos que valorizem os produtos endógenos, promovendo a gastronomia local e/ou regional e uma oferta gastronómica diferenciadora e autêntica, que permitam potenciar a gastronomia como elemento da história e cultura local.
– Turismo Inclusivo: Projetos abrangentes, que inspirem e que criem impacto no meio onde estão inseridos, potenciando a inclusão de todos os visitantes.
– Turismo Comunitário: Projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de
vida da comunidade onde estão inseridos, que estimulem a colaboração e comunicação entre a comunidade local e os visitantes e promovam benefícios a longo prazo na comunidade.
– Turismo Azul: Projetos turísticos em que o elemento Água é parte integrante do
modelo de negócio, que reforcem a atratividade turística do destino e promovam o uso sustentável dos recursos hídricos.
A qualidade das candidaturas é avaliada pela Deloitte, por Comités e por um Júri. A
inovação, a sustentabilidade e a formação são alguns dos critérios transversais utilizados para essa avaliação e eleição dos vencedores.
As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Turismo, em www.premionacionalturismo.pt. O processo de candidaturas abre a 20 de março e decorre até 31 de maio de 2025.