Prevê-se que as despesas globais com viagens de negócios atinjam 1,64 biliões de dólares até 2025, contra 1,48 biliões de dólares no ano passado, de acordo com a Global Business Travel Association (GBTA).
À medida que o sector cresce, a forma como os funcionários viajam – e como as empresas gerem essas viagens – também continua a evoluir.
Juntamente com os seus parceiros da agência de previsão de tendências de viagens Globetrender, a Amadeus Cytric explorou os maiores desenvolvimentos e transformações esperados para este ano e partilha as Tendências das Viagens de Negócios 2025.
Graças ao investimento em tecnologias baseadas em IA, as viagens de negócios estão a tornar-se mais flexíveis, ágeis e adaptadas às necessidades individuais. Os próprios viajantes estão mais conscientes do impacto das suas viagens no seu bem-estar e no mundo que os rodeia.
Ao adotar estas mudanças, as empresas podem maximizar o valor das viagens de negócios, capacitar os seus funcionários e manter-se competitivas num mundo em constante mudança.
As sete tendências que irão transformar as viagens de negócios em 2025
- A IA com recurso a agentes está a transformar a forma como as empresas gerem as viagens e as despesas
A próxima vaga de IA fará com que a tecnologia passe da assistência passiva para a funcionalidade proactiva, com agentes baseados em IA em segundo plano, permitindo que os viajantes, gestores de viagens, agentes de viagens e equipas financeiras se concentrem em tarefas mais valiosas. Nos últimos dois anos, a IA generativa centrou-se na prestação de assistência e apoio; a partir de 2025, a próxima fase será definida pela “funcionalidade proactiva”.
Em vez de se limitar a responder aos pedidos, a IA generativa antecipará de forma autónoma as necessidades dos viajantes, ajudando-os a remarcar voos em tempo real, a otimizar itinerários com base em alterações de horários e até a ajudar os gestores de viagens a negociar tarifas de hotel, bem como a criar, auditar e aprovar relatórios de despesas. Esta mudança os viajantes de negócios terão uma experiência de viagem perfeita e altamente personalizada com um mínimo de intervenção manual, permitindo-lhes concentrar-se na produtividade e não na logística.
- As reuniões em movimento estão a ganhar terreno para responder às necessidades dos profissionais modernos
Desde a definição de estratégias com colegas durante os voos até à realização de cimeiras em carruagens de comboio com reserva privada, as viagens estão a tornar-se uma oportunidade de colaboração entre os viajantes de negócios. Agora que os modelos de trabalho híbridos são a norma, o conceito de reuniões em movimento está a emergir como uma tendência fundamental.
Esta abordagem significa que os viajantes de negócios podem tirar partido das oportunidades de interações informais e reais para estabelecer contatos e partilhar ideias – pense nisto como um momento descontraído, ou “water cooler”, em movimento.
- Os pacotes feitos à medida estão a mudar a forma como as companhias aéreas interagem com os viajantes e como as empresas gerem as viagens de negócios
A tecnologia New Distribution Capability (NDC) permite que as companhias aéreas e as empresas criem em conjunto pacotes de tarifas aéreas que se enquadram nas políticas de viagens das empresas.
Imagine reservar um voo em que todos os pormenores, desde o acesso ao lounge ao wi-fi a bordo, estão incluídos num pacote personalizado que poupa tempo e dinheiro. Este novo nível de personalização não é apenas um sonho distante; está atualmente a remodelar a forma como as companhias aéreas interagem com os viajantes e como as empresas gerem as viagens de negócios.
- A nova geração de viajantes frequentes está a impulsionar a procura de experiências de viagens de negócios mais personalizadas e flexíveis
Até 2025, a Geração Z representará mais de um quarto da força de trabalho global, impulsionando uma mudança nas viagens de negócios no sentido da flexibilidade, sustentabilidade e experiências significativas. Para este grupo de jovens, as viagens de negócios internacionais não se destinam apenas a cumprir obrigações profissionais; vêem estas oportunidades como vias para a progressão na carreira e para o crescimento pessoal. Para estes nativos digitais, as viagens de negócios assumem muitas formas.
A flexibilidade está no cerne das preferências de trabalho da Geração Z, com muitos a procurarem modalidades de trabalho híbridas ou remotas que lhes permitam viajar enquanto permanecem ligados às suas responsabilidades profissionais. Esta mudança está a influenciar o planeamento das viagens das empresas, com políticas que incorporam agora opções para adicionar férias anuais às viagens de negócios.
- As portas biométricas estão a permitir experiências aeroportuárias sem descontinuidades e digitalizadas
À medida que os aeroportos e as companhias aéreas procuram oferecer aos viajantes viagens mais fáceis e sem descontinuidades, os passaportes físicos e até os cartões de embarque dos smartphones estão a tornar-se obsoletos. Em breve, os viajantes poderão circular pelo aeroporto sem terem de mostrar repetidamente os documentos de viagem ou esperar em longas filas, bastando para isso digitalizar o seu rosto em pontos de contacto importantes.
Para os viajantes frequentes, poder circular num aeroporto com o mínimo de filas é fundamental para manter os níveis de stress baixos, pelo que não é surpresa saber que 73% dos passageiros aéreos globais estão interessados em utilizar dados biométricos em vez de passaportes, de acordo com o relatório GPS 2024 da IATA.
A Vision-Box está a liderar o caminho com a sua tecnologia de reconhecimento facial e de automatização inteligente, que torna as experiências nos aeroportos mais simples e seguras.
- O Jetset hacking é uma tendência crescente, uma vez que os viajantes de negócios optam por dar prioridade ao seu bem-estar quando viajam
Desde laboratórios de sono a câmaras criogénicas, as inovações centradas no bem-estar estão a redefinir as viagens de negócios, ajudando os profissionais a manterem-se saudáveis e produtivos enquanto se deslocam. As viagens de negócios podem afetar o bem-estar das pessoas, quer se trate de jantares com clientes a altas horas da noite ou de noites mal dormidas causadas pelo jet lag.
No entanto, à medida que o bem-estar se torna uma prioridade crescente para os viajantes, os profissionais estão a prestar muito mais atenção à necessidade de cuidar bem da sua saúde mental e física quando viajam em trabalho.
- As viagens nacionais e regionais estão a tornar-se uma prioridade em resposta a um ambiente mais fragmentado
Num mundo remodelado pelo trabalho híbrido, por imperativos de sustentabilidade e por novos líderes políticos, as viagens de negócios nacionais e regionais estão a tornar-se uma pedra angular do panorama das viagens empresariais.
Numa economia globalizada altamente complexa, o Fórum Económico Mundial (FEM) alerta para a necessidade de as empresas se prepararem para o futuro e diversificarem as suas estratégias logísticas, à medida que as rotas comerciais globais são cada vez mais perturbadas por fatores como as alterações climáticas, as tensões geopolíticas, os custos de transporte e as tarifas prejudiciais.
No contexto de um ambiente mais fragmentado, as empresas podem procurar dar prioridade ao comércio com fornecedores locais ou vizinhos, sempre que possível.