Início noticia 3 Vila Galé reforça aposta no turismo equestre com nova parceria em Alter...

Vila Galé reforça aposta no turismo equestre com nova parceria em Alter do Chão

0

O Grupo Vila Galé assinou um protocolo de cooperação com a Companhia das Lezírias e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC), com o objetivo de dinamizar o turismo equestre na região e promover o cavalo lusitano.

A parceria prevê apresentações equestres regulares, apoio à preservação das raças autóctones e novas atividades turísticas relacionadas com a cultura equestre. O hotel Vila Galé Collection Alter Real, localizado nas antigas instalações da Coudelaria de Alter, já se posiciona como um destino de referência para o turismo rural e equestre, e esta iniciativa vem reforçar essa aposta.

“O turismo equestre tem um enorme potencial, e Alter do Chão reúne todas as condições para se afirmar como um destino de referência. O nosso objetivo é proporcionar experiências diferenciadoras, valorizando o território e a sua cultura”, afirmou Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Grupo Vila Galé.

O evento de assinatura do protocolo contou com cerca de 150 convidados, entre os quais Francisco Miranda, presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Companhia das Lezírias, e João Moura, secretário de Estado da Agricultura.

O programa incluiu uma receção aos convidados na Coudelaria de Alter, demonstração de falcoaria, visita ao Lagar e Enoteca e várias exibições no Picadeiro D. José de Athayde, como a atuação da Charanga da GNR e apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre e dos alunos da EPDRAC.

A assinatura do protocolo ocorre num momento de reconhecimento internacional da cultura equestre portuguesa. Em 2024, a Arte Equestre Portuguesa foi classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, após um processo iniciado em 2015 pela Associação Portuguesa de Criadores do Puro-Sangue Lusitano, Parques de Sintra e o município da Golegã.