O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, salientou que a região do Alentejo registou “o melhor ano turístico de sempre” em 2024, sobressaindo o aumento do número de dormidas, que ultrapassou os 3,2 milhões, e dos proveitos.
Em recentes declarações à Lusa, José Manuel Santos disse que o Alentejo obteve “um crescimento ligeiramente acima na procura externa” face à procura interna, salientando que foi a região de Portugal continental que “mais cresceu em proveitos, com uma subida de 12%”. O responsável pela ERT acrescentou ainda que “o Alentejo é cada vez mais um destino que se vende a mais pessoas e a um preço mais alto”, reconhecendo que os resultados são “fruto do trabalho, em primeiro lugar, dos empresários, hotelaria, turismo rural, animação e restauração”.
No que concerne aos mercados externos verificou-se o crescimento norte-americanos na região, até acima da média nacional. Em contrapartida, registou-se uma quebra no mercado espanhol.
Todavia, para o presidente da ERT Alentejo/Ribatejo, “a recuperação do mercado espanhol é uma das grandes bandeiras no nosso programa para a presidência da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA)”.
Quanto a proveito, a região alentejana também alcançou, no ano passado, bons resultados em termos de rendimento médio por quarto disponível (RevPAR). Ou seja, teve “um crescimento de 7,9%, em linha com a média do país”.
Refira-se ainda que a região vai ser destino vai ser o Destino Convidado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).