O presidente da associação responsável pela promoção turística dos Açores, salientou que acredita que 2025 será um ano de crescimento para o turismo dos Açores, apesar da instabilidade económica de alguns dos principais mercados emissores. Destacou também que o facto de o número de lugares disponíveis nas rotas para os Açores ter aumentado em 2025 é um sinal de que as próprias companhias aéreas reconhecem que há procura pelo destino.
Chamando a atenção para o facto de o turismo é um setor sempre exposto a fatores exógenos, disse no início deste ano já se verificou uma redução do mercado norte-americano, segundo mercado emissor estrangeiro da região em 2024.
Luis Capdeville justificou que a estratégia para os Açores se manterem como um destino exclusivo não massificado é o correto para reduzir os riscos e a exposição que esses fatores exógenos a que o turismo está obrigatoriamente exposto..
“Estamos no caminho certo. Há muito para fazer ainda, há muito para melhorar a vários níveis, nomeadamente ao nível da qualificação do produto e dos serviços”, acrescentou.
Segundo o presidente da Visit Açores, o mercado nacional continua a ser o principal mercado dos Açores e, apesar de ter tido um “crescimento praticamente nulo” em 2024, é o mercado que “tem contribuído mais para atenuação da sazonalidade” na região.
Outro destaque que apontou foi o facto de os Açores terem conseguido crescer no inverno, referindo que a captação de eventos é “uma forma muito importante” de atenuar a sazonalidade, mas precisa de um “plano mais robusto e de um sistema de incentivos mais robusto”.
Alertou para o aparecimento de novos negócios de turismo na região, “”pois o facto de haver maior procura de que oferta no verão estimula o aparecimento de novos negócios, que depois não têm ocupação no inverno, nem mão-de-obra.