O Carnaval de 2025 promete ser um marco no turismo e na economia do Brasil, com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a prever que o evento irá gerar uma faturação de 2,19 mil milhões de euros (R$ 12,03 bilhões), tornando esta edição a mais lucrativa desde 2015. A grande aposta para este ano é o aumento de turistas internacionais, com a expectativa de que cerca de 868,4 mil visitantes vindos de fora do país participem da festividade, um número superior ao recorde registado em 2018.
Este aumento na entrada de turistas internacionais contribuirá significativamente para o crescimento do sector de turismo, que inclui áreas como bares e restaurantes, transporte de passageiros e hospedagem, responsáveis por 83% da receita gerada durante o Carnaval.
Além do impacto económico, o Carnaval de 2025 também terá uma grande contribuição para o mercado de trabalho, com a criação de aproximadamente 5.927 empregos temporários (32,6 mil vagas). A maior parte dessas vagas será concentrada nos sectores de bares e restaurantes, hospedagem e transporte. Para os profissionais que se destacarem, estima-se que cerca de 7% dessas vagas se transformem em empregos efectivos após a festividade.
O Carnaval, como destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino, é mais do que uma celebração cultural: “É uma festividade que também impulsiona o turismo, movimentando diversos sectores da economia, gerando renda, empregos e inclusão, sendo uma oportunidade ímpar para empreendedores expandirem os seus negócios.”
A ocupação hoteleira nas principais cidades já reflete o entusiasmo da festa, com o Rio de Janeiro a registar uma taxa de ocupação de 87%, São Paulo com 73%, e destinos do Nordeste, como Salvador, com uma ocupação que se mantém elevada. Em cidades como Recife, a ocupação hoteleira deverá atingir os 96%, confirmando o impacto do evento na movimentação do turismo no Brasil.
Com o Carnaval de 2025 a atrair tanto turistas internacionais quanto a movimentar diversos sectores da economia, o evento revela-se um poderoso motor de crescimento e oportunidades em todo o país.