A Portugal Green Travel, com sede na Lousã, celebrou recentemente o seu sexto aniversário.

Criada em 2019 por João Daniel Ramos e Hugo Teixeira Francisco, é uma empresa inovadora no setor do turismo sustentável, oferecendo experiências únicas que respeitam o ambiente.

Desde a sua fundação, tem se destacado não só pela criação de programas turísticos como também promovem práticas de turismo responsável e sustentável.

Especializada em Operação Turística e DMC (Destination Management Company), a Portugal Green Travel oferece um vasto leque de serviços que incluem consultoria estratégica em turismo, formação especializada, organização de eventos de teambuilding e gestão de ativos turísticos. Em 2024, foi eleita como “Melhor DMC Sustentável de Portugal” nos European Travel Awards.

Em 2025, a Portugal Green Travel alcança um marco significativo ao consolidar as suas quatro principais áreas de negócio: Operação Turística e DMC, Consultoria Estratégica em Turismo e Formação, Eventos de Teambuilding e Gestão de Ativos Turísticos.

Recentemente, a DMC marcou presença na FITUR, em Madrid, com a marca Coimbra Experience HUB, destacando a singularidade da Região Centro de Portugal.

Hoje, o Opção Turismo trocou algumas impressões com Hugo Teixeira Francisco, cofundador e diretor de Marketing da Portugal Green Travel.

Opção Turismo – O que inspirou a criação da Portugal Green Travel e como surgiu a ideia de focar no turismo sustentável?

Hugo Francisco – A Portugal Green Travel nasceu da vontade de criar uma nova forma de explorar Portugal, promovendo experiências autênticas que valorizam o património natural, cultural e humano do país.

A inspiração veio da consciência crescente sobre a necessidade de práticas turísticas mais responsáveis, que respeitem o ambiente e contribuam para o desenvolvimento das comunidades locais.

Queríamos ir além do turismo tradicional, oferecendo aos viajantes uma forma de se conectarem verdadeiramente com os destinos, de forma ética e sustentável. O nosso slogan sempre foi “Uma experiência inesquecível, num Portugal por descobrir” e acreditamos que a animação turística é a base de criação de interesse no território e fundamentos toda a nossa estratégia de estruturação de produto com base na criação de experiências.

Opção Turismo – Quais foram os maiores desafios enfrentados pela empresa nestes seis anos e como os superaram?

Hugo Francisco – Nestes seis anos, enfrentámos desafios significativos, sendo o impacto da pandemia um dos mais marcantes. Tivemos de nos adaptar rapidamente, repensando modelos de negócio e apostando na digitalização e na diversificação da oferta.

Outro desafio constante tem sido sensibilizar o mercado para a importância do turismo sustentável, o que requer um trabalho contínuo de educação e comunicação. Superámos estes obstáculos com resiliência, inovação e uma equipa comprometida, focada em encontrar soluções criativas para cada desafio. A aposta em produtos diferenciadores é absolutamente fundamental e essa é a principal razão pela qual o grupo Portugal Green Travel é constituído por 3 empresas distintas (Portugal Green Travel, DNA Travel 6 Events e Geonatour) e temos atualmente 5 áreas de negócio, DMC, Consultoria Estratégica em Turismo, MICE, Gestão de Ativos Turísticos e Sistemas de Informação Geográficos.

Opção Turismo – Que mercados internacionais têm sido os mais relevantes para a Portugal Green Travel e como têm trabalhado para atrair esses visitantes?

Hugo Francisco – Os nossos mercados internacionais mais relevantes incluem vários países da Europa, como os Países Baixos e Reino Unido, além dos Estados Unidos e Canada. Para atrair estes visitantes, temos investido em parcerias estratégicas com operadores locais, presença em feiras internacionais (WTM, FITUR, ITB, BTL) assim como campanhas digitais segmentadas e, claro, na criação de produtos turísticos diferenciadores que respondem às expectativas de viajantes que procuram autenticidade e sustentabilidade.

Opção Turismo – Quantos clientes foram recebidos pela Portugal Green Travel no último ano e como é que estes números se comparam com o ano anterior?

Hugo Francisco – Em 2024, registámos um crescimento significativo no número de clientes, refletindo a recuperação do setor e o impacto positivo das nossas estratégias de promoção. Embora os números exatos possam variar, observámos um aumento de cerca de 20% em relação ao ano anterior, com cerca de 40 grupos de tour operação, o que confirma o interesse crescente por experiências turísticas mais conscientes e alinhadas com os princípios da sustentabilidade.

Opção Turismo – Como foi a presença da Portugal Green Travel na FITUR, representando a marca Coimbra Experience HUB?

Hugo Francisco – A presença na FITUR 2025 foi uma oportunidade estratégica para consolidar a posição da Portugal Green Travel como referência no turismo sustentável e reforçar o papel de Coimbra como um destino de excelência.

Com o Coimbra Experience HUB e a parceria com o Portugal dos Pequenitos, vamos apostar em 2025 na promoção a riqueza cultural da região, estabelecendo novas parcerias internacionais e atraindo turistas que valorizam experiências autênticas, educativas e sustentáveis.

Opção Turismo – Qual é a grande ambição da Portugal Green Travel para 2025, especialmente considerando os seus seis anos de trajetória?

Hugo Francisco – A nossa grande ambição para 2025 é consolidar o nosso papel como agentes de transformação no turismo em Portugal.

Queremos expandir a nossa presença nacional e internacional, desenvolver novos produtos turísticos inovadores e fortalecer o impacto positivo nas comunidades locais. Vamos continuar a apostar não só no segmento B2B, que sempre foi o nosso “core” mas vamos desenvolver cada vez mais propostas B2C, refletindo a alteração no comportamento do consumidor e a procura por produtos com saída garantidas e com disponibilidade imediata em plataformas online.

O ano de 2025 será um ano de transformação intensa no setor e, como habitualmente, queremos continuar a ser percursores de novas soluções não só de ofertas turísticas, mas também de implementação tecnológica no setor.

Vamos continuar a trabalhar para que o turismo seja uma força para o bem, promovendo práticas sustentáveis que respeitam o ambiente e criem valor económico, social e cultural.

O nosso objetivo é que cada viagem com a Portugal Green Travel seja mais do que uma experiência – seja uma forma de contribuir para um mundo melhor.