De acordo com o diploma, o programa contabiliza uma dotação total de 30 milhões de euros, com cinco milhões de euros em 2023 e nove milhões de euros em 2024.
O programa tem por “objetivo a captação de eventos que contribuam para o reforço da notoriedade das regiões e do país, através, nomeadamente, do apoio às empresas, associações e outras entidades organizadoras de eventos”, lembrou a portaria.
“A Agenda Acelerar a Economia, aprovada pelo XXIV Governo Constitucional, tendo presente a importância da captação de eventos para o incremento da notoriedade do país, para o reforço do valor da marca Portugal e para o fomento de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento da atividade empresarial, prevê o reforço da intervenção do programa ‘Portugal Events’, nomeadamente através do aumento da sua dotação orçamental”, segundo o documento.
O Governo considerou ainda “oportuno introduzir no regime do ‘Portugal Events’ alterações que permitam torná-lo mais eficaz, nomeadamente permitindo às entidades regionais de turismo promover a apresentação de planos integrados de eventos de base regional, adequando a atuação do ‘Portugal Events’ às necessidades de desenvolvimento de cada região”.
De acordo com o diploma, a maior dotação (21,4 milhões de euros) vai para eventos associativos, seguida dos eventos corporativos (três milhões de euros). Lusa