Grupo Chaves do Areeiro vai iniciar, em maio próximo, as obras de reabilitação do castelo de Barbacena, em Elvas, construído a partir do século XII, para o transformar num hotel de charme de 12 quartos.
O anuncio deste novo projeto foi feito por Paulo Luz, proprietário do grupo, que disse não só ter comprado o monumento no final do ano passado como também o investimento para a transformação rondar os quatro milhões de euros.
As obras deverão estar concluídas dentro de dois anos e para além dos quartos, a unidade irá oferecer um restaurante, aberto toda a semana e também aberto ao público, e um spa.
Entretanto, já foram apresentados no município os projetos relativos à unidade turística, nomeadamente de arquitetura e de especialidade, bem como o projeto ter “pareceres favoráveis” emitidos pela câmara municipal e pelo Ministério da Cultura.
De acordo com a página na Internet da Direção-Geral do Património Cultural, o Castelo de Barbacena está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1967.